| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Sebastião Gandara Vieira | 
		 
		
			| Titulo | 
			Educação e Informática - a formação do novo perfil do professor frente às exigências das tecnologias emergentes | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			30/08/2001 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Neste trabalho procurou-se avaliar os efeitos da tecnologia, assim como os benefícios e malefícios dos recursos colocados a serviço do desenvolvimento quando se aborda a informática e o ensino paralelamente. Para tanto foram 
analisadas inicialmente as formas de aquisição de conhecimento e como se realizam, remetendo-se essa análise à questão da educação e como se dá o processo de ensino-aprendizagem. Na sequência, remete-se às questões relativas à transmissão do conhecimento através da visão do professor que vivenciará as mesmas dificuldades e apreensões quando passar, num primeiro momento a ter que assimilar as novas ferramentas de ensino, como procedimento pedagógico  para não se alienar do processo da evolução tecnológica aplicada à educação. Assim também se discorre sobre as "ferramentas" disponíveis para a utilização dessa tecnologia e como, quando e onde estas vêm sendo aplicadas e os fracassos e sucessos dessa empreitada. Posteriormente, mostra-se como se deu a pesquisa dirigida diretamente aos professores, seus passos e desdobramentos, como forma de avaliação prática dos vários aspectos citados e comenta-se seus resultados, quantitativamente e qualitativamente. Além disso, avalia-se se essas novas formas de transmissão de informações se incorporam ao ensino tradicional ou modificam-no, melhoram-no ou pioram-no. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |