|
|
Aluno(a) |
Sebastião Gandara Vieira |
Titulo |
Educação e Informática - a formação do novo perfil do professor frente às exigências das tecnologias emergentes |
Orientador(a) |
|
Data |
30/08/2001 |
Resumo |
Neste trabalho procurou-se avaliar os efeitos da tecnologia, assim como os benefícios e malefícios dos recursos colocados a serviço do desenvolvimento quando se aborda a informática e o ensino paralelamente. Para tanto foram
analisadas inicialmente as formas de aquisição de conhecimento e como se realizam, remetendo-se essa análise à questão da educação e como se dá o processo de ensino-aprendizagem. Na sequência, remete-se às questões relativas à transmissão do conhecimento através da visão do professor que vivenciará as mesmas dificuldades e apreensões quando passar, num primeiro momento a ter que assimilar as novas ferramentas de ensino, como procedimento pedagógico para não se alienar do processo da evolução tecnológica aplicada à educação. Assim também se discorre sobre as "ferramentas" disponíveis para a utilização dessa tecnologia e como, quando e onde estas vêm sendo aplicadas e os fracassos e sucessos dessa empreitada. Posteriormente, mostra-se como se deu a pesquisa dirigida diretamente aos professores, seus passos e desdobramentos, como forma de avaliação prática dos vários aspectos citados e comenta-se seus resultados, quantitativamente e qualitativamente. Além disso, avalia-se se essas novas formas de transmissão de informações se incorporam ao ensino tradicional ou modificam-no, melhoram-no ou pioram-no. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|