UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Sebastião Gandara Vieira
Titulo Educação e Informática - a formação do novo perfil do professor frente às exigências das tecnologias emergentes
Orientador(a)
Data 30/08/2001
Resumo Neste trabalho procurou-se avaliar os efeitos da tecnologia, assim como os benefícios e malefícios dos recursos colocados a serviço do desenvolvimento quando se aborda a informática e o ensino paralelamente. Para tanto foram
analisadas inicialmente as formas de aquisição de conhecimento e como se realizam, remetendo-se essa análise à questão da educação e como se dá o processo de ensino-aprendizagem. Na sequência, remete-se às questões relativas à transmissão do conhecimento através da visão do professor que vivenciará as mesmas dificuldades e apreensões quando passar, num primeiro momento a ter que assimilar as novas ferramentas de ensino, como procedimento pedagógico para não se alienar do processo da evolução tecnológica aplicada à educação. Assim também se discorre sobre as "ferramentas" disponíveis para a utilização dessa tecnologia e como, quando e onde estas vêm sendo aplicadas e os fracassos e sucessos dessa empreitada. Posteriormente, mostra-se como se deu a pesquisa dirigida diretamente aos professores, seus passos e desdobramentos, como forma de avaliação prática dos vários aspectos citados e comenta-se seus resultados, quantitativamente e qualitativamente. Além disso, avalia-se se essas novas formas de transmissão de informações se incorporam ao ensino tradicional ou modificam-no, melhoram-no ou pioram-no.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara