|
|
Aluno(a) |
Célia Regina da Silva |
Titulo |
ANÁLISE DA DINÂMICA DE FORMAÇÃO DO CARÁTER E A PRODUÇÃO DA QUEIXA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA |
Orientador(a) |
Profa. Dra. LIGIA MARCIA MARTINS |
Data |
01/09/2017 |
Resumo |
Resumo
É comum a visão de que o caráter dos indivíduos é algo inato, previamente definido e que não sofre interferências das condições concretas de vida nas quais os indivíduos se inserem. Nessa visão, aos alunos cuja conduta regularmente apresenta-se como dificultosa para a prática pedagógica segundo o professor, atribui-se a culpa pelas falhas no processo educacional. Contrariando essa proposição, nos pautamos na psicologia histórico-cultural para reiterar a dinamicidade do processo de formação do caráter dos indivíduos, bem como seu cunho social, cultural e histórico. Diante desses pressupostos, apresentamos algumas análises a respeito da influência da organização do ensino sobre a dinâmica de formação do caráter da criança difícil na Educação Infantil e, mais especificamente, quais são os aspectos da organização do ensino que podem favorecer a superação da dinâmica instalada na formação do caráter da “criança difícil” tal como proposto por Vigotski, articulando esse processo com o papel da educação escolar segundo a pedagogia histórico-crítica. Em nossas análises, identificamos as situações recorrentes em que algumas ações da conduta do aluno são apontadas por professores ou outros agentes educativos como inadequadas, às quais denominamos como “episódios conflitivos”. Tais situações foram analisadas à luz intencionalidade educativa tomada como as concepções pedagógicas e psicológicas plasmadas nas ações/explicações apresentadas pelo professor ou por outros agentes educativos presentes com relação à conduta da criança nas situações em que esses episódios ocorreram; a atividade educativa que estava se realizando, no interior da qual emergiram tais situações e os atos manifestos pela criança em foco, pela professora da turma e pelas demais pessoas no intuito de solucionar o conflito manifesto na situação. Com isso, visa-se fornecer subsídios para a formação de professores por meio de elementos que corroborem a compreensão acerca da relação entre ações infantis vistas como inadequadas e aspectos do desenvolvimento humano postulados pela psicologia histórico-cultural para a faixa etária, bem como possibilitem analisar as estratégias pedagógicas adotadas à luz da pedagogia histórico-crítica.
Palavras-chave: formação do caráter, Educação Infantil, queixa escolar, concepções pedagógicas, Psicologia Histórico Cultural, pedagogia Histórico-critica.
Abstract
It is common the conception that the character of the media is something
innate, previously defined and that does not suffer interference from the concrete
conditions of life in which the users are inserted. In this view, the students whose
behavior is regularly presented as difficult for the pedagogical practice according
to the teacher, is attributed the fault for the failures in the educational process.
Contrary to this proposition, we focus on historical-cultural psychology to reiterate
the dynamicity of the process of character formation, as well as their social,
cultural and historical character. Given these assumptions, we present some
analyzes about the influence of the teaching organization on the dynamics of the
formation of the difficult child character in Early Childhood Education, more
specifically, what are the aspects of the organization of teaching that may favor
the overcoming of the dynamics installed in the formation of the character of the
"difficult child" as proposed by Vygotsky, articulating this process with the role of
school education according to historical-critical pedagogy. In our analysis, we
identified recurrent situations in which some actions of the student's behavior are
pointed out by teachers or other educational agents as inadequate, which we call
"conflicting episodes." These situations were analyzed in light of the educational
intentionality taken as the pedagogical and psychological conceptions embodied
in the actions / explanations presented by the teacher or by other educational
agents present regarding the behavior of the child in the situations in which these
episodes occurred; the educational activity that was taking place within which
emerged such situations and the actions manifested by the child in focus, by the
class teacher and by the other people in order to solve the manifest conflict in the
situation. With this, it aims to provide subsidies for teacher training through
elements that corroborate the understanding about the relationship between
children's actions seen as inadequate and aspects of human development
postulated by historical-cultural psychology for the age group, as well as make it
possible to analyze the pedagogical strategies adopted based on the historicalcritical
pedagogy.
Keywords: character formation, Child Education, inappropriate behavior at
school, pedagogical conceptions, Cultural Historical Psychology, Historicalcritical
pedagogy. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|