|
|
Aluno(a) |
Ricardo Eleutério dos Anjos |
Titulo |
O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE NA ADOLESCÊNCIA E A EDUCAÇÃO ESCOLAR: Aportes teóricos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica |
Orientador(a) |
Prof. Dr. NEWTON DUARTE |
Data |
11/08/2017 |
Resumo |
RESUMO
Esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo discutir o papel da educação escolar no desenvolvimento da personalidade do adolescente, a partir da perspectiva da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. A tese deste trabalho é a de que o papel da educação escolar, no desenvolvimento da personalidade do adolescente, gira em torno de dois aspectos. O primeiro deles é constituído pelo ensino e pela aprendizagem dos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos em suas formas mais ricas. O segundo é a relação entre o modelo adulto de ser humano e o ser em desenvolvimento, o adolescente. O primeiro aspecto carrega a ideia de que não é qualquer conteúdo que promove o desenvolvimento humano em suas máximas possibilidades e, no caso do segundo aspecto, trata-se do fato de que o adolescente necessita de um modelo adulto de ser humano para o desenvolvimento de sua personalidade. Com base no pressuposto de que o pensamento por conceitos é condição para a formação da concepção de mundo e da personalidade e, ao mesmo tempo, produto da apropriação das objetivações genéricas para si como a ciência, a arte e a filosofia, esta pesquisa destaca a importância da educação escolar de adolescentes no processo de formação da personalidade para si.
Palavras-chave: Educação escolar. Adolescência. Personalidade para si.
|
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|