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			| Aluno(a) | 
			Natalina Francisca Mezzari Lopes | 
		 
		
			| Titulo | 
			ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR NA OBRA DE LOURENÇO FILHO: Programa de ensino como fundamento da organização do trabalho escolar | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			Prof. Dr. RICARDO RIBEIRO | 
		 
		
			| Data | 
			03/08/2017 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
O objetivo deste estudo é compreender a administração escolar na obra de Lourenço Filho na 
organização da escola moderna, tendo como suporte de análise o seu pensamento e suas 
intervenções na realidade educacional de sua época. Em termos específicos, pretende-se 
mostrar a importância do programa de ensino como fundamento da organização do trabalho 
escolar na obra de Lourenço Filho. Considerando a amplitude teórica e prática de seu 
trabalho, fez-se necessário um recorte temporal. O período selecionado para a pesquisa parte 
de sua primeira experiência de docência, no início da década de 1920, na Escola Normal de 
Piracicaba em São Paulo, até a sua atuação como Diretor do Inep, em 1945. Utilizando-se do 
método de análise bibliográfica e documental foram analisados registros originais do próprio 
autor, bem como, produções sobre o seu legado. Dentre as principais fontes, encontram-se 
publicações em forma de livros, artigos, relatórios, discursos, correspondências, entre outros 
que, por sua vez, registram o pensamento e as ações deste intelectual da educação. Como o 
foco desta investigação está direcionado para as ações de Lourenço Filho em relação à 
administração da escola, inicialmente tenta-se entender a sua trajetória no contexto histórico e 
sua relação com o problema da educação popular, e na sequência, explorar o seu 
envolvimento no Ideário Escolanovista, situando-o em relação a esse grupo de referência. 
Também é recuperado o significado de organização e administração para este intelectual da 
educação. Para compreender como se delineava a questão dos programas de ensino na 
trajetória de Lourenço Filho, o olhar se voltou para suas experiências na docência em 
Piracicaba, na administração escolar no estado do Ceará e no estado de São Paulo, e como 
Diretor do Instituto de Educação e também como Diretor do Inep, no Rio de Janeiro. O texto 
finaliza aprofundando a relação entre o trabalho do diretor de escola pública com o programa 
de ensino nos ideais escolanovistas. Ao longo do estudo, foi possível constatar que Lourenço 
Filho, desde o início de suas ações na educação, norteou-se por três eixos fundamentais 
articulados entre si: i) a formação de professores; ii) a infraestrutura da escola; e iii) a 
reorganização do programa escolar. Em relação à organização do trabalho escolar, na obra de 
Lourenço Filho, o programa de ensino aparece como fundamento que dá sustentação às 
atividades de ensino, da administração e das relações organizacionais. Entende-se que este 
estudo contribui para resgatar a importância do pensamento de Lourenço Filho em relação à 
administração da escola; traz elementos históricos de práticas administrativas para pensar a 
gestão democrática do ensino da escola pública; contribui para repensar os fundamentos 
utilizados pela equipe de direção da escola para a organização do trabalho escolar. 
Palavras – chave: Lourenço Filho. Administração Escolar. Organização do trabalho escolar. 
Programa de ensino. Escola Nova. 
ABSTRACT 
The objective of this study is to understand the school administration in the work of Lourenço 
Filho in the organization of the modern school, having as support of analysis his thought and 
his interventions in the educational reality of his time. In specific terms, it is intended to show 
the importance of the teaching program as the foundation of the organization of school work 
in Lourenço Filho's work. Considering the theoretical and practical scope of his work, a 
temporal cut was necessary. The period selected for the research begins with his first 
experience of teaching, in the early 1920s, at the Normal School of Piracicaba in São Paulo, 
until his performance as Director of INEP, in 1945. Using the method of bibliographical and 
documentary analysis, were analyzed original records of the author himself, as well as 
productions about his legacy. Among the main sources are publications in the form of books, 
articles, reports, speeches, correspondence, among others, which in turn record the thinking 
and actions of this educational intellectual. As the focus of this investigation is directed to 
Lourenço Filho's actions regarding school administration, initially he attempts to understand 
his trajectory in the historical context and its relationship with the problem of popular 
education, and then explore his involvement in the Escolanovista ideary placing him in 
relation to this reference group. In addition, the meaning of organization and administration 
for this intellectual of education is recovered. In order to understand how the educational 
programs in the Lourenço Filho trajectory were delineated, the focus was on his teaching 
experience in Piracicaba, the school administration in the state of Ceará and in the state of São 
Paulo, and as Director of Institute of Education and also as Director of INEP, in Rio de 
Janeiro. The text ends by deepening the relationship between the work of the director of 
public school and the program of teaching in Escolanovista ideals. Throughout the study, it 
was possible to verify that three fundamental axes articulated among themselves guided 
Lourenço Filho, since the beginning of its actions in education: i) the formation of teachers; 
ii) the infrastructure of the school; and iii) the reorganization of the school program. In 
relation to the organization of school work, in the whole of Lourenço Filho's work, the 
teaching program appears as a foundation that gives support to teaching activities, 
administration and organizational relationships. We understand that this study contributes to 
recovering the importance of Lourenço Filho's thinking in relation to the administration of the 
school; brings historical elements of administrative practices to think about the democratic 
management of public school education; contributes to rethinking the fundamentals used by 
the school management team to organize school work. 
Key-words: Lourenço Filho. School Administration. Organization of school work. Teaching 
program. New school. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
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