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			| Aluno(a) | 
			Jacy Amantéa Mogone | 
		 
		
			| Titulo | 
			De Alunas a Professoras: analisando o processo da construção inicial da docência | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			17/08/2001 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		O presente estudo pretendeu investigar  a problemática a respeito de como as professoras em início de carreira iniciam o processo de identificação  com a profissão docente. Tendo como objetivo refletir e analisar como  as professoras  se apropriam e  constróem esta identidade  profissional, realizou-se entrevistas com cinco professoras iniciantes de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental.  
Os depoimentos foram aglutinados por temas e organizados em  sete chaves de análise: a escolha da profissão, a concepção de trabalho docente, os elementos e fontes do conhecimento profissional, a percepção do trabalho na escola e apoio recebido, a relação com a profissão e a realização profissional, a percepção da própria prática e o sentido e significado  da profissão do professor. 
Os resultados apontam que as professoras começam a se identificar com a profissão em vários contextos exteriores e  anteriores a escola com os quais interagem, nos cursos de formação inicial, com a ajuda de disciplinas específicas, mas aprendem realmente o que é um professor quando assumem a sala de aula.  
Foi possível confirmar a hipótese central proposta pelo trabalho, respondendo às questões de pesquisa, afirmando que o processo identitário do professor iniciante vai se dando por uma aprendizagem contínua de interação, interpretação, significação e resignificação, que começa quando se é ainda muito jovem, na interação com a família, na sua escolarização, no próprio local de trabalho e em outros locais de socialização. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
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