|
|
Aluno(a) |
Jacy Amantéa Mogone |
Titulo |
De Alunas a Professoras: analisando o processo da construção inicial da docência |
Orientador(a) |
|
Data |
17/08/2001 |
Resumo |
O presente estudo pretendeu investigar a problemática a respeito de como as professoras em início de carreira iniciam o processo de identificação com a profissão docente. Tendo como objetivo refletir e analisar como as professoras se apropriam e constróem esta identidade profissional, realizou-se entrevistas com cinco professoras iniciantes de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental.
Os depoimentos foram aglutinados por temas e organizados em sete chaves de análise: a escolha da profissão, a concepção de trabalho docente, os elementos e fontes do conhecimento profissional, a percepção do trabalho na escola e apoio recebido, a relação com a profissão e a realização profissional, a percepção da própria prática e o sentido e significado da profissão do professor.
Os resultados apontam que as professoras começam a se identificar com a profissão em vários contextos exteriores e anteriores a escola com os quais interagem, nos cursos de formação inicial, com a ajuda de disciplinas específicas, mas aprendem realmente o que é um professor quando assumem a sala de aula.
Foi possível confirmar a hipótese central proposta pelo trabalho, respondendo às questões de pesquisa, afirmando que o processo identitário do professor iniciante vai se dando por uma aprendizagem contínua de interação, interpretação, significação e resignificação, que começa quando se é ainda muito jovem, na interação com a família, na sua escolarização, no próprio local de trabalho e em outros locais de socialização. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|