|
|
Aluno(a) |
Juliane Raniro Hehl |
Titulo |
PROFESSORES INICIANTES EGRESSOS DA PEDAGOGIA EAD NA RELAÇÃO COM OS SABERES DA AÇÃO PEDAGÓGICA |
Orientador(a) |
Profa. Dra. MARIA JOSE DA SILVA FERNANDES |
Data |
11/08/2017 |
Resumo |
RESUMO
No trabalho com o Ensino Superior, em cursos de Pedagogia e de formação de professores
apenas o enfoque do ensino e a mera transmissão de conhecimentos parece não ser suficiente
para compor docentes preparados para a atuação pedagógica. Deve-se assim, refletir sobre até
que ponto a universidade cumpre o seu papel e não se torna um espaço distante quando se
pensa na formação e constituição integral de futuros professores. Como os profissionais
formados em cursos de Pedagogia a distância, que são iniciantes na carreira docente
reconhecem e relacionam os saberes da ação pedagógica ao exercício de sua profissão? Esta
foi a questão de pesquisa que conduziu esta tese. Os objetivos estabelecidos contemplaram a
caracterização dos egressos que realizaram Pedagogia EaD; a identificação e o
reconhecimento de saberes revelados por professores iniciantes para atuar na sala de aula e a
discussão sobre as possíveis contribuições para a formação docente dos cursos de educação
online. Os principais apoios teóricos se pautam em estudos referentes à área de educação,
mais especificamente, ao ensino, no que tange aos saberes da ação pedagógica, relacionados à
formação e atuação de professores iniciantes. A partir da análise qualiquantitativa, esta
pesquisa trilhou um caminho envolvendo um conjunto de instrumentos de coleta de dados
com vistas ao melhor entendimento do fenômeno analisado. Desta forma recorreu-se ao uso
de questionários aplicados em cinquenta e sete egressos e realização de entrevistas
semiestruturadas com sete professoras iniciantes, ambos de cursos de Pedagogia EaD. O mapa
traçado neste estudo concluiu que o perfil dos egressos se caracteriza por sujeitos que já
possuem idade acima de vinte anos, apresentam experiência na área de atuação e estão
procurando um reposicionamento ou um reenquadramento no mercado de trabalho, sendo
poucos os professores em início de carreira. A análise das entrevistas realizadas com as sete
professoras iniciantes revelou os seguintes saberes da ação pedagógica: estudar
constantemente, compreender práticas e conteúdos, conhecer e entender os alunos e as
relações escolares, ser versátil, organizar-se, preparar rotinas, desenvolver a capacidade de
planejar-se, falar e se comunicar com todos. Tais elementos são primordiais para o exercício
da docência. Ao que tudo indica, as egressas iniciantes parecem dominar saberes relacionados
a organização do trabalho e a estrutura das atividades, buscam aperfeiçoar-se nos saberes
relacionados ao planejamento, à interação dos alunos, ao ensino, às medidas disciplinares e a
quantidade de instrução. Na mesma direção do que foi coletado pelo questionário respondido
pelos egressos, a percepção das iniciantes entrevistadas também deixa claro que, o curso de
Pedagogia a distância propiciou saberes que as ajudaram a desenvolver a docência, porém
afirmaram que os saberes foram mais desenvolvidos com a própria ação do trabalho, na
prática, do que com o curso de formação inicial, o que fez com que a maioria delas não se
sentisse totalmente preparada para lecionar. Tais apontamentos confirmam a hipótese de que o
distanciamento do curso de formação inicial da real situação de sala de aula também se faz
presente nessa modalidade de formação. A pesquisa procurou trazer referências para as
licenciaturas em diferentes áreas de conhecimento e, também, para outros cursos de
graduação a distância, visto que a integração de dimensões científicas e práticas devem
fundamentar e não segmentar o desenvolvimento dos saberes docentes, aprimorando o
caminho de formação de professores no contexto da realidade brasileira.
Palavras-chave: Pedagogia; Educação a Distância; Professores iniciantes; Saberes docentes
ABSTRACT
At the work with Higher Education, in Pedagogy School and teacher training, only the focus
of teaching and the mere transmission of knowledge seems not to be enough to make teachers
prepared for the pedagogical performance. Should be reflected on the extent to which the
university fulfills its role and does not become a distant space when we think of the formation
and integral constitution of future teachers. How do the professionals graduated in Distance
Pedagogy Schools who are beginners in the teaching profession recognize and relate the
knowledge of the pedagogical action to the exercise of their profession? This was the
research question that led to this thesis. The established objectives contemplated the
characterization of the graduates that realized Distance Pedagogy Schools: the identification
and recognition of knowledge revealed by beginning teachers to work in the classroom and
the discussion about possible contributions to the teacher training of Online Education
Schools. The main theoretical supports are studies in the education field, specifically the
teaching, with regard to the knowledge of pedagogical action, related to the training and
performance of beginning teachers. Based on the quantitative and qualitative analysis, this
research coursed a path involving a set of data collection instruments aiming a better
understanding of the analyzed phenomenon. Thus we used the questionnaires applied in fiftyseven
graduates and conducting semi-structured interviews with seven beginning teachers,
both of Distance Pedagogy Schools. The map delineated on this study concluded that the
profile of graduates is characterized by subjects who are already over 20 years old, have
experience in the actuation area and are looking for a repositioning or reframing in the labour
market, with few teachers which are at the beginning of their careers. The analysis of the
interviews accomplished with the seven beginning teachers showed the following knowledge
of the pedagogical action: to study constantly, to understand practices and contents, to know
and understand students and school relations, to be versatile, to organize themselves, to
prepare routines, develop the ability to plan, talk and communicate with everyone. These
elements are essential for teaching. In all probability, the beginning teachers seem to dominate
knowledge related to work organization and the structure of the activities, they seek to perfect
themselves in the knowledge related to the planning, the interaction of the students, the
teaching, the disciplinary measures and the amount of instruction. At the same direction that
was collected in the questionnaire answered by the graduates, the perception of the
interviewed beginners also makes it clear that, the distance pedagogy course provided
knowledge that helped them to develop teaching, but they affirmed that the knowledge was
more developed with the own practice work than with the initial formation course, which
meant that most of them did not feel fully prepared to teach. Such notes confirm the
hypothesis that the distance from the initial formation course and the real classroom situation
is also present on this formation modality. The research looked for to bring references to
graduation degrees in different areas of knowledge, and also to other distance graduation
courses, once the integration of scientific and practical dimensions should support and do not
segment the development of teaching knowledge, improving the formation path of teachers in
the context on the Brazilian reality.
Key words: Pedagogy; Distance Education; Beginning teachers; Teacher knowledge. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|