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			| Aluno(a) | 
			Sandra Márcia Campos Pereira | 
		 
		
			| Titulo | 
			Projeto Nordeste de Educação Básica (1994-1999): uma análise da participação do banco mundial na definição da política educacional brasileira | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			14/08/2001 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		O presente trabalho tem por objetivo analisar a participação do Banco Mundial na elaboração e execução do Segundo e Terceiro Projetos Nordeste de Educação Básica. Sendo essa uma pesquisa documental, recorremos à análise do conteúdo. Os Projetos acima referidos ficaram conhecidos como Projeto Nordeste. Foram dois acordos firmados entre o governo brasileiro e o Banco Mundial, direcionados para as séries iniciais do ensino fundamental nos nove Estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), atuando entre o período de 1994 a 1999. O Projeto Nordeste teve como objetivo aumentar a aprendizagem dos alunos, reduzir a repetência e evasão escolar, melhorar as instalações escolares e a eficiência da gestão da educação. Nesta pesquisa, procuramos, apoiados em estudiosos que trabalham com essa temática, desvendar o discurso oficial (MEC e Banco Mundial) presente nos documentos analisados. A análise realizada revelou-nos que, apesar de as informações contidas nesses documentos enfatizarem, na maioria das vezes, os pontos positivos do Projeto, (até mesmo porque são documentos oficiais), é preciso considerarmos informações e intenções que não estão explícitas nesses documentos. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
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