UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Diana Rocha da Silva
Titulo AS CASAS DE ENSINO DO MARANHÃO: um estudo de sua representação no período republicano (1903-1912)
Orientador(a) Profa. Dra. CARLOTA JOSEFINA M C REIS BOTO
Data 13/07/2017
Resumo RESUMO
Visando combater as altas taxas de analfabetismo existentes no Maranhão no início do século
XX e, ao mesmo tempo, impulsionar a educação pública primária, os governantes,
incentivados pelos ideais republicanos, adotaram um modelo de escola considerado na época
a melhor opção para a superação do atraso educacional: os Grupos Escolares Maranhenses.
Criados em 1903, os grupos foram apresentados à sociedade como modelos de escola
moderna, necessários e úteis. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa é investigar se, de fato,
essas escolas foram vistas como as Verdadeiras Casas de Ensino na sua primeira fase de
implantação (1903 a 1912). Para tanto, é necessário compreender as permanências e as
mudanças existentes no cenário educativo maranhense, que diferenciaram as escolas isoladas
e os Grupos Escolares; analisar o cenário educacional da época, a influência mantida pelos
intelectuais para a reconfiguração das escolas públicas primárias nesse período e as principais
formas de notícias utilizadas para apresentar os grupos escolares como escolas de verdade.
Para tanto, a pesquisa bibliográfica está baseada nos estudos de Chartier (1988), Ricoeur
(1988) e Fourez (1995), elegendo a Representação como categoria principal, capaz de manter
uma aproximação com o objeto de investigação; nos estudos de pesquisadores da história da
educação e, em especial, a maranhense, privilegiando as obras que fazem referência à
temática e ao período em questão. Em segundo lugar, recorre-se à pesquisa documental,
detendo-se na análise e na seleção das mensagens publicadas nos jornais maranhenses no
período de 1903 a 1912, e que abordam a temática pesquisada. Foram então selecionados os
seguintes jornais: Diário do Maranhão, Pacotilha, A Escola, Vida no Lar, A Renascença, A
República, Monitor Codoense, Jornal O Dia, O Jornal, O Porvir; e identificadas as seguintes
categorias: “eventos, tempo escolar, formas literárias, organização escolar, percepção sobre a
escola e críticas à instrução pública primária”. Essas categorias estão nas formas de anúncios,
poemas, estórias, descrições. Para a definição dessas categorias foi efetuado um mapeamento
das notícias publicadas nos dez jornais pesquisados, extraindo os termos que se referiam à
instrução pública primária do Maranhão, utilizando o processo de indexação de assuntos nas
mensagens analisadas, classificando os termos em categorias gerais e definindo as categorias
específicas. Para isso, foram criadas três tabelas: a primeira é responsável pela descrição do
nome do jornal, preço, periodicidade, cidade, data, expediente, tipografia, assuntos, título da
notícia e transcrição da mensagem; a segunda tabela apresenta as categorias gerais e os nomes
dos jornais onde encontramos as mensagens correspondentes ao nosso objeto de estudo; e a
última tabela faz uma relação entre os jornais e os anos de publicação das notícias. A análise
das mensagens possibilitou conhecer aquilo que se falava sobre a escola, o modelo de escola
que se queria, e evidenciou, por meio das críticas à instrução pública primária, o que
precisava ser banido do cenário educacional. Este estudo aponta que os grupos escolares na
sua primeira fase de criação foram considerados Verdadeiras Casas de Ensino, configurandose
como o melhor modelo de escola a ser implantado, capaz de formar o novo homem – afeito
ao trabalho, respeitador das autoridades e da pátria.
Palavras-chave: Educação Maranhense. Instrução Pública Primária. Grupo Escolar.
Representação.
ABSTRACT
Aiming to combat the high rates of illiteracy in Maranhão at the beginning of the 20th century
and, at the same time, to boost primary public education, the rulers, encouraged by republican
ideals, adopted a school model considered at the time the best option for overcoming the
educational delay: the Maranhenses School Groups. Created in 1903, these groups were
presented to society as models of modern school, necessary and useful. Thus, the objective of
this study is to investigate whether these schools were seen as the True Teaching Houses in
their first phase of implantation (1903 to 1912). Therefore, it is necessary to understand the
permanencies and the changes that exist in the Maranhão educational scene, which
differentiate isolated schools and School Groups; to analyze the educational scene of the time,
the influence maintained by the intellectuals for the reconfiguration of the primary public
schools in this period and the main forms of news used to present the school groups as truth
schools. The bibliographic research is based on the studies of Chartier (1988), Ricoeur (1988)
and Fourez (1995), choosing the Representation as main category, able to maintain the
approach with the object of investigation; in the studies of researchers in the history of
education and, especially, in Maranhão, focusing on works that refer to the theme and period
in question. Secondly, documentary research is used, focusing on the analysis and selection of
messages published in the newspapers of Maranhão from 1903 to 1912, highlighting the
researched topic. The following newspapers were selected: Diário do Maranhão, Pacotilha, A
Escola, Vida no Lar, A Renascença, A República, Monitor Codoense, Jornal O Dia, O Jornal,
O Porvir; and identified the following categories: “events, school time, literary forms, school
organization, school perceptions and criticisms of primary public education”. These
categories are in the form of ads, poems, stories, descriptions. For the definition of these
categories, a mapping of the news published in the ten newspapers surveyed was carried out,
extracting the terms referring to the primary public education of Maranhão, using the process
of indexing subjects in the analyzed messages, classifying the terms into general categories
and defining the specific categories. For this, three tables were created: the first one is
responsible for the description of the name of the newspaper, price, periodicity, city, date,
dossier, typography, subjects, news headline and message transcription; the second table
presents the general categories and the names of the newspapers where we find the messages
corresponding to our object of study; and the last table makes a relation between the
newspapers and the years of publication of the news. The analysis of the messages made it
possible to know what was said about the school, the school model that was wanted, and
evidenced, through criticism about primary public education, what had to be banished from
the educational scene. This study points out that the school groups in their first phase of
creation were considered True Teaching Houses, being configured as the best model of school
to be implanted, able to form the new man - working, respectful of the authorities and the
motherland.
Keywords: Education in Maranhão. Primary Public Instruction. School Group.
Representation.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara