UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ramon Lombardi Teixeira Nunes
Titulo Análise do atendimento às Políticas Públicas no PARFOR Estudo de Caso na UNIFEV
Orientador(a) Prof. Dr. SEBASTIÃO DE SOUZA LEMES
Data 24/07/2017
Resumo RESUMO
As políticas públicas exercem grande influência na vida dos cidadãos e na construção do tecido social. Deve-se, portanto, realizar o monitoramento da efetividade de planos, de programas e de projetos do setor educacional para permitir o aprimoramento das práticas educacionais e a elevação dos níveis de qualidade do ensino, de maneira que o uso dos recursos investidos no setor possa alcançar melhores resultados. Considerando os objetivos do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), especificamente o de oferecer educação de qualidade, promovendo a melhoria da Educação Básica, tornam-se necessárias algumas indagações e a problematização implícita nas análises dos indicadores educacionais obtidos por meio desse programa. Assim, o objetivo desse estudo foi analisar, a partir da implantação do PARFOR com vistas à capacitação e qualificação docente no município de Votuporanga, os resultados obtidos pelos cursistas no desenvolvimento da Educação Básica. O presente estudo utilizou o método de pesquisa documental. Foi elaborado em bases teóricas e normativas e fundamentado em informações publicadas pelos órgãos oficiais como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - especificamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) - , os dados obtidos junto a Secretaria da Educação de Votuporanga, e os documentos e experiências feitas com o programa no Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV), conveniado ao PARFOR. Observado o volume de ofertas de formação e de docentes que cursaram o PARFOR na UNIFEV no período compreendido entre 2009 e 2016, foram analisados os resultados da formação, aferindo por meio de documentos e de indicadores educacionais disponíveis se as melhorias na educação básica eram perceptíveis e comprováveis. A situação efetiva das ações com finalidade de qualificação da educação básica vem apresentando formas de intervenção na realidade escolar e, por vezes insuficientes, dada complexidade e divesidade de nossa sociedade. Diante dos dados obtidos nesse estudo, concluiu-se que os programas de capacitação e qualificação de professores como o PARFOR influenciaram diretamente nos padrões de desempenho na educação básica municipal de Votuporanga.
ABSTRACT
Public policies have a great influence on the lives of citizens and on the construction of the social tissue. It is therefore necessary to monitor the effectiveness of plans, programs and projects in the education field to enable the improvement of educational practices and raise the quality of teaching, so that the use of resources invested in the sector can achieve better results. Considering the aims of the Basic Education Teacher Training Program (PARFOR), specifically to provide quality education promoting the improvement of Basic Education, it is necessary to raise some questions and the implicit problematization in the analysis of the educational indicators obtained through this program. Thus, the aim of this study was to analyze, from the implantation of PARFOR for the training and qualification of teachers in the city of Votuporanga, the results obtained by the students in the development of Basic Education. The present study used the documentary research method. It was elaborated on theoretical and normative bases and based on information published by official bodies such as the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP) - specifically the Education Development Index (IDEB) - , the data obtained from the Votuporanga Department of Education, and the documents and experiences made with the program at the University Center of Votuporanga (UNIFEV), which was agreed to PARFOR. Noticed the volume of teacher training offered and of teachers who attended PARFOR at UNIFEV in the period from 2009 to 2016, the results of the training were analyzed, assessing though available documents and educational indicators if improvements in basic education are perceptible and verifiable. The effective situation of actions for the purpose of qualifying basic education has been presenting forms of intervention in school reality, and sometimes insufficient, given the complexity and diversity of our society. Considering the data obtained in this study, it was concluded that teacher training and qualification programs such as PARFOR directly influenced performance standards in Votuporanga municipal basic education.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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