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			| Aluno(a) | 
			Ana Paula de Moraes Teixeira | 
		 
		
			| Titulo | 
			Educação, Comunicação e Cidadania: interfaces para elaboração do jornal escolar | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			13/12/2001 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		A atividade de se produzir o jornal escolar foi iniciada no início do século passado, com o experimentalismo pedagógico de Celéstin Freinét. Desde então, uma série de pesquisas e estudos têm sido trabalhados (no sentido de fazer do jornal mais um instrumento de auxílio ao processo de ensino-aprendizagem) sem que, todavia, fossem obtidos avanços significativos na ampliação, da sala de aula para o âmbito coletivo da escola,  do emprego dessa proposta pedagógica. Mas com o despertar de um novo tempo - em que a manipulação das tecnologias e a formação multifuncional do educando estão na ordem do dia - a emersão de preocupações mais amplas com a construção do conhecimento vem colocando em evidência a aproximação da educação com o universo dos meios de comunicação. As possibilidades de se explorar os multimeios no espaço educativo estão sendo ampliadas, e, consequentemente, suas perspectivas para criação de novas propostas envolvendo o jornal escolar. A organização deste trabalho, portanto, resultou na criação de um projeto diferenciado de jornal para a educação, estimulado a partir da franca evidência de duas temáticas altamente relevantes para a constituição desse novo perfil de educando: 1) a formação da cidadania sob o contexto educacional brasileiro e   2) a comunicação e a educação convergindo-se para uma nova área de formação do indivíduo e construção de saberes: a educomunicação. Partindo do pressuposto de que a educomunicação pode contribuir com os atuais desafios postos à cidadania, a presente dissertação tenta relacionar essas três faces, no intuito de criar uma proposta transversa de gestão e pela qual possa auxiliar a escola na difícil tarefa de construir uma educação contínua, que faça frente às constantes transformações do mundo moderno. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
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