|
|
Aluno(a) |
Benedita de Almeida |
Titulo |
Vídeo e Televisão na Sala de Aula: limites e possibilidades para mobilizar a reflexão e promover a formação integral |
Orientador(a) |
|
Data |
10/06/2001 |
Resumo |
Pode-se tirar proveito da intensa presença do vídeo e da TV na vida de alunos e professores? A escola pode usar as características destes meios de comunicação para propiciar a reflexão e a aprendizagem? Pode-se auxiliar o aluno a encontrar significados nas mensagens televisuais e a modificar positivamente a qualidade de sua recepção? O presente trabalho volta-se para a análise do uso do vídeo/TV no processo de ensino/aprendizagem, situando-se, portanto, no campo da educação para as mídias. Pressupondo que a educação deve habilitar o aluno para a leitura e entendimento de seu mundo, considera que tais instrumentos alteram as práticas sociais, representando novos compromissos para os educadores. Para discutir as relações do vídeo e da TV com a educação, foi necessário considerá-los como suporte pedagógico e como objeto de análise e reflexão. Ao referencial teórico de educação como processo intencional e emancipatório foram acrescidas idéias de relação interpessoal e de dialogia, que fazem dela também um processo de comunicação. Levado a efeito por meio de construção e aplicação de proposta de uso do vídeo e da TV em sala de aula, observação e registro dessa aplicação, e pela aplicação de questionários aos alunos e aos seus pais, o processo de pesquisa descritivo-avaliativa foi vivenciado com 33 alunos de segunda série, em escola pública do ensino fundamental da cidade de Araraquara - SP, em 1999. Os resultados evidenciaram que a escola pode atuar positivamente na recepção dos alunos, capacitando-os para a atitude consciente de reflexão e crítica. Permitiram, também, que se desvelassem limites e possibilidades, critérios e estratégias do uso pedagógico dos instrumentos vídeo e televisão, oferecendo subsídios teórico-práticos para o trabalho docente e para a formação de professores. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|