|
|
Aluno(a) |
Maria Tereza Previato de Almeida |
Titulo |
A Disciplina "Ética e Cidadania" no Ensino Técnico: um estudo sobre sua repercussão nos valores dos alunos em suas relações sociais e profissonais |
Orientador(a) |
|
Data |
01/06/2001 |
Resumo |
As influências das ideologias neoliberais que, no final do século XX, passaram a interferir nas políticas econômicas e sociais da maioria dos países, entre eles o Brasil, acarretaram um novo paradigma nas relações de trabalho e, consequentemente, mudanças nas atitudes do trabalhador, exigindo, assim, um melhor nível de escolaridade para que possa adequar-se às novas forças produtivas. O Centro Estadual de Educação Tecnológica "Paula Souza" propôs-se a trabalhar os temas transversais elencados pelos PCNs, em forma de disciplinas que fazem parte da grade curricular dos seus cursos técnicos e médios, entre elas Ética e Cidadania. O presente trabalho examinou de que forma os conteúdos ministrados nesta disciplina puderam alterar os valores dos alunos. Os resultados obtidos nos permitiram concluir que, embora os alunos tenham dificuldade em introjetar novos valores, é lhes dada a oportunidade de reflexão sobre os mesmos e sobre sua importância na formação de cidadãos participantes na sociedade em que estão inseridos. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|