UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Betanea Platzer
Titulo Ensino de Língua Materna e a Produção de Textos Escritos pelos Alunos: impasses e perspectivas no trabalho do professor da 4ª série do ensino público fundamental.
Orientador(a)
Data 21/05/2001
Resumo Esta Dissertação de Mestrado traduz o trajeto e os resultados da análise do ensino de língua materna para alunos do ensino fundamental, especificamente, da 4a série da rede pública, e que foi orientada pelo reconhecimento de que uma das principais funções da escola é levar o aluno a produzir textos escritos. Desse modo, o foco principal desta pesquisa é o ensino comprometido em despertar o aluno para a produção textual escrita. Para a efetivação deste trabalho foram discutidos textos pertinentes ao objeto da pesquisa, visando: a) compreender os diferentes tipos de ensino de língua materna, b) verificar as discussões de especialistas nesse ensino que o vinculam às atividades, especialmente, de produção textual escrita. Exigiu-se, ainda, a escolha de uma escola pública paulista, localizada na cidade de Araraquara, e na qual foi desenvolvida uma investigação em duas classes de 4a série, o que implicou em interagir e conviver com duas professoras e aproximadamente setenta e dois alunos. Realizou-se a observação direta do trabalho das professoras em sala de aula, verificando sua atuação em atividades, sobretudo, de produção de textos escritos, além de entrevistas com elas. Já os alunos responderam a questionário por meio do qual se procurou analisar seu posicionamento diante do ensino de língua materna, em especial, das atividades de produção de textos escritos. Os dados coletados expressam um conjunto substancioso sobre o trabalho do professor, as preferências dos alunos em face a esse ensino, e outros aspectos como práticas, limites, possibilidades. As conclusões desta pesquisa revelaram a necessidade de o professor garantir ao aluno, desde as séries iniciais, as condições adequadas e necessárias para desenvolver a competência de produzir textos escritos.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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