| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Edivani Aparecida Vicente Dotta | 
		 
		
			| Titulo | 
			Construção de Programas Educacionais Interativos, Integrando a Tecnologia de Informática ao Conhecimento do Processo Educativo | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			18/12/2001 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Este trabalho teve como objetivo básico explorar novas formas de ensino de informática na educação superior, esperando possibilitar a criação de ambiente de aprendizagem que privilegie a interatividade e a articulação entre processos operacionais e linguagem informática, através da criação de "redes de significados" que, superando uma ação instrumental e técnica, abra novas possibilidades para a criação de uma nova cultura informativa. A hipótese é que a exploração dos recursos da informática no desenvolvimento de programas de ensino pode viabilizar a interação do aluno com o conhecimento mediado pelo computador, e, ao mesmo tempo, garantir a articulação dos processos operacionais do uso do computador com os processos da linguagem informática, procurando garantir a apropriação mais conceitual de utilização do computador. 
O trabalho insere-se no enfoque da pesquisa-ação crítica, no sentido de que, emergindo da necessidade de superar formas tradicionais e alienantes presentes no ensino da informática no ambiente universitário, busca, mediante o trabalho cooperativo com outros especialistas da área e com alunos, "transformar a prática", "produzir novos conhecimentos" sobre a prática e "melhorar as condições em que ocorre a prática". Desenvolveu-se o protótipo de um programa educacional interativo, via computador, por meio de multimídia, hipermídia, hipertexto e simulações. Apropriando-se de recursos específicos da informática, o programa se propõe a habilitar os alunos a interagir e utilizar o computador como ferramenta para construir seu próprio conhecimento da realidade, integrando processos computacionais e conceitos de informática. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |