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Aluno(a) |
Maria Cristina de Senzi Zancul |
Titulo |
A Ciência que se Ensina: fragmentação, ritualismo e descontinuidade nas práticas de ciências para as séries finais do ensino fundamental |
Orientador(a) |
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Data |
19/10/2001 |
Resumo |
Este trabalho tem como objetivo focalizar descritiva e analiticamente aspectos relevantes do ensino de Ciências para a faixa de escolaridade de 5a a 8a séries do ensino fundamental, investigando como a escola opera para realizar esse ensino. A pesquisa incluiu um estudo bibliográfico, usando como fontes obras de autores que fornecem subsídios teóricos e um estudo empírico, por meio do qual buscou-se identificar o que vem sendo proposto e efetivado na área de Ciências para o Ciclo II, bem como as formas empregadas para o tratamento dos conteúdos de Ciências. Os dados do estudo empírico foram constituídos a partir de fontes documentais e a partir do acompanhamento da prática de duas professoras de Ciências, em uma escola, na periferia de Araraquara, entre 1996 e 2000. As fontes documentais incluíram documentos oficiais com proposições para o ensino de Ciências, relatórios de estágios realizados por alunos de cursos de Licenciatura em Matemática e Ciências Biológicas, nos anos de 1998 e de 2000, em classes de 5a a 8a séries do ensino fundamental em escolas da região de Araraquara, bem como documentos da escola observada em Araraquara. No período de acompanhamento das práticas das duas professoras, as informações foram coletadas em reuniões semanais com as professoras, em observações em sala de aula, em entrevistas com roteiro semi-estruturado e na participação conjunta em trabalhos e discussões. As informações colhidas na pesquisa foram classificadas considerando-se: a caracterização espaço físico da sala de aula; a organização dos conteúdos por série; os procedimentos de ensino e de avaliação incluindo os materiais e recursos empregados. Das análises das informações, destacam-se dados que permitem identificar que o ensino de Ciências é caracterizado por um lado, por inchaço do conteúdo, e por outro pela fragmentação desse conteúdo e dos procedimentos, fragmentação interna no trabalho do professor bem como ritualismo e descontinuidade de procedimentos e formalização dos espaços e de seus usos. A análise feita a partir do eixo conteúdo e forma permite apontar as inúmeras mediações, interferências e reações bem como o empobrecimento desse componente curricular no interior da escola. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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