|
|
Aluno(a) |
Sérgio Fumio Miyahara |
Titulo |
Educação de Jovens e Adultos: um estudo histórico da legislação |
Orientador(a) |
|
Data |
19/12/2001 |
Resumo |
A partir do discurso da legislação educacional no período de 1970 a 1996, na vigência das Leis Federais 5692/71 e 9394/96, discutimos e analisamos as novas e velhas dimensões políticas de inclusão e/ou exclusão da grande população de educandos jovens e adultos. Verificamos os mecanismos ideológicos, que permeiam a legislação quanto ao direito à educação como direito público subjetivo, como dever do Estado e como responsabilidade da família em conjunto com a sociedade, na formulação das políticas públicas educacionais. Verificamos também a maneira como tais leis são discutidas e configuradas no interior da sociedade civil. Numa leitura linear das políticas educacionais da ditadura militar até a abertura do processo de redemocratização, tivemos como escopo analisar as transformações sociais que ocorreram, no sentido de educar o indivíduo para a cidadania. A reflexão sobre questões sociais e políticas conduziu-nos à análise de projetos pedagógicos cujos objetivos de participação do educando e da comunidade propõem que a escola seja o espaço democrático de formação do cidadão. Através de depoimentos de autoridades das políticas públicas e educacionais da atualidade e do passado, procuramos cruzar informações que nos permitissem visualizar o desenvolvimento do processo educacional brasileiro. Enfocamos a relação entre o Estado e a sociedade nas políticas educacionais em seus objetivos de criar condições para implantação e desenvolvimento de um sistema representativo para uma verdadeira democracia. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|