| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Sérgio Fumio Miyahara | 
		 
		
			| Titulo | 
			Educação de Jovens e Adultos: um estudo histórico da legislação | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			19/12/2001 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		A partir do discurso da legislação educacional no período de 1970 a 1996, na vigência das Leis Federais 5692/71 e 9394/96, discutimos e analisamos as novas e velhas dimensões políticas de inclusão e/ou exclusão da grande população de educandos jovens e adultos. Verificamos os mecanismos ideológicos, que permeiam a legislação quanto ao direito à educação como direito público subjetivo, como dever do Estado e como responsabilidade da família em conjunto com a sociedade, na formulação das políticas públicas educacionais. Verificamos também a maneira como tais leis são discutidas e configuradas no interior da sociedade civil. Numa leitura linear das políticas educacionais da ditadura militar até a abertura do processo de redemocratização, tivemos como escopo analisar as transformações sociais que ocorreram, no sentido de educar o indivíduo para a cidadania. A reflexão sobre questões sociais e políticas conduziu-nos à análise de projetos pedagógicos cujos objetivos de participação do educando e da comunidade propõem que a escola seja o espaço democrático de formação do cidadão. Através de depoimentos de autoridades das políticas públicas e educacionais da atualidade e do passado, procuramos cruzar informações que nos permitissem visualizar o desenvolvimento do processo educacional brasileiro. Enfocamos a relação entre o Estado e a sociedade nas políticas educacionais em seus objetivos de criar condições para implantação e desenvolvimento de um sistema representativo para uma verdadeira democracia. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |