|
|
Aluno(a) |
Fátima Aparecida Ferreira Inforsato |
Titulo |
Interação da Escola com a Família: considerações a partir de uma abordagem ecológica |
Orientador(a) |
|
Data |
18/10/2001 |
Resumo |
No presente estudo propusemo-nos estudar aspectos da interação escola e família, partindo do pressuposto de que o nível de desenvolvimento escolar alcançado pela criança não se relaciona somente ao contexto escolar mas a todos os ambientes diretamente ou indiretamente vivenciados por ela, com especial relevância às experiências da criança no ambiente familiar. Selecionamos 14 crianças pertencentes às primeiras séries do ensino fundamental de duas escolas do município de Araraquara - SP, uma pública e outra não pública, que atendem populações com características sócio - econômicas diferentes. Realizamos sessões semanais de observação nas salas de aula dessas crianças, ao longo de todo o ano letivo de 1999, e aplicamos um total de 32 entrevistas semi - estruturadas nas crianças selecionadas, nos seus pais ou responsáveis, nas professoras delas e nas diretoras das escolas estudadas. Tanto as sessões de observação como as entrevistas visavam à obtenção de dados a respeito das atividades e relações interpessoais que constituem o cotidiano escolar e familiar das crianças estudadas, no sentido de identificar e caracterizar as interações entre os ambientes da escola e da família. Os resultados obtidos revelaram a presença de características familiares diversas e práticas escolares padronizadas. Revelaram, ainda, pouca comunicação e interação das escolas e famílias estudadas, sugerindo que o nível de desenvolvimento escolar dos alunos pode ser significativamente melhorado através de uma aproximação mais efetiva entre os contextos escolar e familiar. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|