UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marcilene Mendes de Souza
Titulo Educação em sexualidade: a Web Educação Sexual em ação
Orientador(a) Célia Regina Rossi
Data 16/02/2017
Resumo Resumo

Esta pesquisa de cunho qualitativo teve como principal objetivo conhecer as contribuições do Projeto "Web Educação Sexual para a formação de professoras da educação infantil e do ensino fundamental I", estruturado por meio de conferências e conversas informais online. Caracterizou-se por dar voz a um grupo de professoras da educação básica sobre o tema quanto às suas impressões relativas à formação online e temáticas trazidas pelos webinars. Participaram do estudo quatro professoras. Para a coleta de dados foram utilizados: um questionário de (re) conhecimento da realidade das professoras, seguido de uma entrevista semiestruturada. Este estudo mostrou-se relevante para o levantamento de informações sobre a importância da formação continuada em Educação em Sexualidade, sobretudo quanto aos aspectos da atuação profissional para uma mediação crítica, esclarecedora, autônoma, digna e respeitosa das professoras, dos alunos e da comunidade escolar, incluindo a família. Além disso, o estudo investigou um aspecto atual da formação de professores que trata do uso das novas tecnologias, uma vez que enfocou os aspectosdesta formação por meio das Tecnologias Digitais. Acredita-se que o estudo tenha contribuído para a reflexão sobre possibilidades e perspectivas para futuras intervenções e práticas desta natureza. Entretanto, entende-se que novos estudos nesta área são necessários.

Abstract

This qualitative research had as its main goal to know the contributions of the Project "Sexual Education Web for the training of teachers of the infantile education and the fundamental education I", structured through conferences and informal conversations online. It was characterized by giving voice to teachers of basic education on the subject regarding their impressions regarding online training and thematic brought by webinars. Four teachers participated in the study. To collect data were used: a questionnaire of knowledge of the reality of the teachers, followed by a semi-structured interview. This study proved to be relevant for the collection of information about the importance of continuing education in Sexuality Education, especially regarding aspects of professional performance for a critical, enlightening, autonomous, dignified and respectful mediation of teachers, students and the school community, including the family. In addition, the study investigated a current aspect of teacher training that addresses the use of new technologies, since it focused on the aspects of this training through Digital Technologies. It is believed that the study contributed to the reflection on possibilities and perspectives for future interventions and practices of this nature. However, it is understood that new studies in this area are necessary.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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