UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ieda Aparecida Barros Vizentini
Titulo Análise da estimulação e identificação de defasagens no desenvolvimento de crianças em berçários: um estudo de caso
Orientador(a) Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
Data 23/02/2017
Resumo RESUMO

A presente pesquisa defende a proposta de que as instituições de educação infantil estejam atentas ao desenvolvimento infantil e se constituem um contexto de grande importância para a identificação precoce de defasagens no desenvolvimento de crianças de zero a três anos. Apoia–se em documentos federativos nos quais, a criança é vista como um sujeito histórico e de direitos e na Perspectiva Bioecológica de Urie Bronfenbrenner que considera a multiplicidade de influências recíprocas entre criança e outras pessoas do seu ambiente imediato e o reconhecimento de contextos mais distantes da sua realidade possam também determinar a direção e o conteúdo do seu desenvolvimento. Apresenta como principais questões de pesquisa: a) Quais as proposições da instituição de educação infantil para estimulação do desenvolvimento nos três primeiros anos de vida e para identificação de possíveis defasagens deste processo? b) Quais são as ações pedagógicas realizadas com crianças em salas de berçários para estimulação do desenvolvimento infantil e para identificação de possíveis defasagens deste processo? A partir destes questionamentos, este estudo pretende: 1) analisar as proposições da instituição de educação infantil para estimulação do desenvolvimento nos três primeiros anos de vida e identificação de possíveis defasagens deste processo e 2) identificar as ações pedagógicas desenvolvidas com crianças frequentes em salas de berçário para estimulação do desenvolvimento infantil e identificação de possíveis defasagens deste processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida em uma instituição de educação Infantil de um município do interior paulista. Participaram deste estudo duas ADIs (Agente de Desenvolvimento Infantil), três pajens e uma professora de creche. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários, observação de rotinas em duas salas de berçários da instituição, além de roteiro de caracterização da instituição de Educação infantil e análise documental (Plano de Gestão). Os resultados evidenciaram que as proposições são constituídas de variadas ações (teóricas e práticas), porém necessitam destaque mais específico na identificação das defasagens do desenvolvimento, enquanto que, as ações seriam adequadamente subsidiadas com a ampliação do campo de atuação do docente nas salas de berçários para no mínimo um período inteiro, seja matutino ou vespertino. Portanto, com a capacitação profissional, ampliação do tempo de trabalho do professor nas salas de berçários, interesse e envolvimento da equipe (pajens e ADIs) em atividades que estimulem o desenvolvimento integral das crianças, cujo conhecimento poderia repercutir no processo de identificação de algumas defasagens, passíveis de serem superadas em ações de caráter preventivo no próprio contexto da creche.

Palavras – chave: desenvolvimento infantil, estimulação, defasagens, creche, primeira infância


ABSTRACT

The present research deals with the developmental theme in early childhood, assuming aspects of the activities that favor and stimulate the developmental structures in the first three years of the child's life, being able to identify possible delays. Its achievement is based on federative documents in which the child is seen as a historical and rights subject, constituting their experiences and identity, making it necessary to use strategies to achieve adequate stimulation for their integral development, Being the day care center, as the main and only public institution welcoming the students from zero to three years. It has as theoretical foundation the Bioecological Perspective of Urie Bronfenbrenner, on human development, that to the reflection of this theory, there is the influence of the environment that causes the child to reach its full development. It has as a research question questions about the propositions of the institution of infantile education to identify possible lags in the development and identification of the pedagogical actions carried out with children in nursery rooms (Nurseries I and II). In this sense, the main objective of the research is to provide a critical analysis of the institution's propositions, both for stimulus and for the prevention of lags, in addition to identifying pedagogical actions developed with children of this age group. The procedures for its execution began with a questionnaire and interview with the professionals, observation of the functioning of the rooms and analysis of the school material (Management Plan). The data collection was reviewed through triangulation of the data allied to the documents that govern the institution, simultaneously with authors and theories. We used a qualitative analysis of the data collected, based on a case study about the functioning (routines, activities, actions and concepts of professionals). The results presented a need in relation to the professional qualification, in addition to reviewing concepts applied theoretically and actions in the day-to-day related to the professional practice on development gaps and their respective precautions and care.

Key words: stimulation, child development, day care, early childhood
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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