UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ulisses Toshiro Sugahara
Titulo O trabalho docente no contexto de fusão e aquisição de instituições de ensino superior privado: um olhar a partir da revisão bibliográfica (2006-2016)
Orientador(a) Maria José da Silva Fernandes
Data 24/02/2017
Resumo RESUMO

A presente dissertação de Mestrado insere-se no âmbito da Linha de Pesquisa Formação do Professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP (Campus Araraquara). O foco analítico principal é a produção acadêmica brasileira realizada no período de 2006 a 2016 sobre o trabalho docente no ensino superior privado no âmbito das fusões e aquisição institucionais. O contexto neoliberal provocou mudanças significativas em diferentes campos da sociedade brasileira, favorecendo alterações legais que convergiram para a expansão do ensino superior privado e para o estabelecimento de um novo modelo institucional de base empresarial, no qual o trabalho docente foi encarado como fonte de obtenção de lucros. Tal modelo se fortaleceu na última década com o surgimento de grandes grupos empresariais no ensino superior, acarretando em mudanças para os trabalhadores docentes. Para analisar tal processo, optou-se pela realização de uma investigação qualitativa que usou como procedimento de coleta de dados a revisão bibliográfica consoante as pesquisas localizadas no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e nas bibliotecas virtuais de algumas universidades brasileiras. Constatou-se que as pesquisas sobre trabalho docente no ensino superior privado se constituem em objeto recente de investigação acadêmica não apenas no campo da Educação, mas também em áreas correlatas. As pesquisas apontam, de maneira geral, para alterações significativas no trabalho docente, com evidências de precarização e intensificação, uma vez que a categoria profissional tem sido cada vez mais afetada por práticas flexíveis de contratação.

Palavras–chave: Trabalho docente; Ensino superior privado; Fusão e aquisição.


ABSTRACT

The present Master's thesis is part of the Research Line Teacher Training, Teaching Work and Pedagogical Practices of the Graduate Program in School Education of UNESP / Araraquara Campus. The main analytical focus is the brazilian academic production carried out from 2006 to 2016 on the teaching work in private higher education in the scope of institutional mergers and acquisitions. The neoliberal context has brought about significant changes in different fields of brazilian society, favoring legal changes that have converged to the expansion of private higher education and to the establishment of a new corporate-based institutional model in which teaching work was seen as a source of Profits. This model was strengthened in the last decade with the emergence of large business groups in higher education, leading to changes for teachers. In order to analyze this process, a qualitative investigation was carried out, which used as a data collection procedure the bibliographic review based on researches located in the Thesis Bank of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), in the Digital Library Brazilian Theses and Dissertations (BDTD) and in the virtual libraries of some brazilian universities. It was found that research on teaching work in private higher education is a recent object of academic research not only in the field of Education, but also in related areas. Research generally points to significant changes in teaching work, with evidence of precariousness and intensification, since the professional category has been increasingly affected by flexible hiring practices.

Keywords: Teaching Work; Private higher education; Merger and Acquisition.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara