UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Alessandra Arce
Titulo A Pedagogia na "Era das Revoluções" - uma análise do pensamento de Pestalozzi e Froebel
Orientador(a)
Data 09/08/2001
Resumo O presente trabalho tem como objeto de estudo as obras produzidas por dois educadores que viveram e produziram durante a segunda metade do século XVIII e primeira metade do século XIX: Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) e Friedrich August Froebel (1782-1852). A hipótese central deste estudo é a de que, tendo sido produzidas durante o período de consolidação do regime burguês e do modo de produção capitalista, as obras de Pestalozzi e Froebel se constituiriam desde sua origem no reflexo, no campo educacional, do lado ideológico reacionário do pensamento liberal burguês. Nesse sentido, as idéias defendidas por esses dois educadores teriam constituindo-se em elementos de alienação no campo pedagógico e em precursoras de pedagogias anti-escolares, isto é, pedagogias que, embora postulem a necessidade da educação escolar, defendem princípios que, em última instância, implicam o esvaziamento da escola, a não realização da tarefa de difusão, a todos os indivíduos, das mais elevadas manifestações do saber histórica e socialmente produzido. Portanto, o trabalho que aqui apresentamos possui como objetivos : ¨desvelar e analisar as razões históricas, de natureza política, cultural e epistemológica, que levaram Pestalozzi e Froebel a tornarem-se pioneiros nos processos de descaracterização do papel do professor e secundarização do ensino; ¨analisar nas obras de Pestalozzi e Froebel, suas concepções de homem, educação e sociedade, procurando contextualizá-las no universo liberal e burguês do final do século XVIII e início do século XIX, apontando os reflexos deste nas obras desses educadores. As conclusões a que chegamos ao final do trabalho acabam por confirmar nossa hipótese e apontar estes dois educadores como importantíssimas fontes de pesquisa para um melhor entendimento do ideário escolanovista bem como da Pedagogia Liberal.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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