|
|
Aluno(a) |
Nádia dos Santos Alves |
Titulo |
A mediação dialética nas atividades educativas voltadas para a Educação Infantil: uma contribuição para o processo educativo na pré-escola |
Orientador(a) |
Maria Eliza Brefere Arnoni |
Data |
24/02/2017 |
Resumo |
O presente trabalho tem como categoria de análise a mediação dialética e pedagógica, embasada em fundamentos marxianos. Ao mencionarmos a mediação, diferenciamos do modo usual que retrato nos meios educacionais, e a reportamos como fundamental no processo de desenvolvimento da Metodologia da Mediação Dialética – M.M.D., uma teoria metodológica criada pela Dr. Prof ª Maria Eliza Brefere Arnoni, com o intuito de apresentar uma metodologia ao professor como forma de enfretamento a aula posta que está a serviço da continuidade da sociedade burguesa. No decorrer do trabalho, retratamos a sociedade capitalista e seu influxo na educação escolar, apontando a impossibilidade de uma formação integral na sociedade capitalista, pois, esta formação só ocorre em uma sociedade emancipada, onde não há desigualdade social e nem exploração do homem pelo homem. O universo de nossa pesquisa concentrou-se na análise dos documentos oficiais e leis que embasam a Educação Infantil, cuja análise retratou algumas vertentes que apontam para a desvalorização da educação escolar para a criança de 0 a 5 anos. Assim, mencionamos a necessidade de pensar atividades educativas de caráter emancipador, com o intuito de estingar o professor a buscar mudanças em sua aula, perspectivando a emancipação humana. E, no último capítulo apresentamos o exemplo de uma aula pautada na atividade educativa perspectivando a emancipação humana e tem como metodologia ensino a M.M.D., a qual veicula o conhecimento entre professor e aluno na prática educativa |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|