UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Alice Zacharias
Titulo A CONTRIBUIÇÃO DA MITOLOGIA AFRICANA NA FORMAÇÃO ESCOLAR DOS SUJEITOS DA EJA
Orientador(a) Francisco José Carvalho Mazzeu
Data 22/02/2017
Resumo RESUMO

Este trabalho teve como objetivo principal analisar a contribuição da mitologia africana como instrumento educativo de maneira interdisciplinar na educação de pessoas jovens e adultas (EJA). Focalizam-se as metáforas contidas nos mitos africanos como elementos relevantes de articulação com o cotidiano dos sujeitos da EJA. Espera-se que a mitologia africana, articulada com os conteúdos escolares, possibilite às educandas e aos educandos maior compreensão dos conceitos científicos, quando estes partem de histórias orais produzidas pela humanidade para explicar a criação do mundo, a nossa existência e os ciclos da natureza, a vida e morte e outros temas. Nesse sentido, fizemos uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma análise crítica e reflexiva sobre as temáticas em questão e posteriormente seguindo o mesmo rigor científico analisamos uma atividade educativa que foi aplicada em sala de aula da educação pessoas jovens adultas do quinto ano do período noturno. Os resultados das análises das pesquisas demonstraram que a inserção da mitologia africana no ambiente escolar é potencializadora no processo de aprendizagem dos conteúdos científicos, a partir do momento em que os sujeitos da EJA conseguem perceber a articulação entre a metáfora e o conhecimento científico durante a participação no desenvolvimento das atividades educativas.

Palavras - chave: educação de pessoas jovens e adultas, mitologia africana, cultura.


ABSTRACT

This work aimed to analyze the contribution of African mythology as an educational tool in an interdisciplinary way in the education of young and adult people (EJA). The metaphors contained in the African myths are focused as relevant elements of articulation with the daily life of the subjects of the EJA. It is hoped that African mythology, articulated with school content, will enable learners and learners to better understand scientific concepts when they start from oral histories produced by humanity to explain the creation of the world, our existence and the cycles of nature, Life and death, and other themes. In this sense, we did a bibliographical research, followed by a critical and reflexive analysis on the topics in question and later following the same scientific rigor we analyzed an educational activity that was applied in the classroom of the education of young adults in the fifth year of the night period. The results of the analysis of the researches showed that the insertion of African mythology in the school environment is potentiating in the process of learning the scientific contents, once the subjects of the EJA can perceive the articulation between the metaphor and the scientific knowledge, participation in the development of educational activities.

Keywords: Education of young and old people, African mythology, culture
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara