UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Josefa Bezerra Canela
Titulo ATIVIDADE EDUCATIVA E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS FINAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Orientador(a) Maria Eliza Brefere Arnoni
Data 24/02/2017
Resumo Esta dissertação centra-se nas discussões sobre a formação humana e o desenvolvimento das crianças da Educação Infantil (EI), especificamente nos anos finais da EI. Nosso objetivo foi analisar a EI via legislações, no que se refere o caráter pedagógico da prática educativa no contexto da educação escolar, nesta sociedade capitalista, segundo fundamentos marxistas. Justificamos esta pesquisa pela necessidade de entendermos o influxo do sistema político atual que determina nossa sociedade nas normas oficiais que regem a educação escolar, em especial, a EI, bem como, a necessidade de propormos a atividade educativa, elaborada por Arnoni (2014; 2016), como possibilidade de superar o modelo burguês de aula que consolida e mantém o sistema capitalista. Na primeira seção nos concentramos na concepção de Emancipação Humana e Política de acordo com os autores marxistas István Mészáros e Ivo Tonet, que se contrapõem possibilidade da educação ser emancipadora no sistema capitalista. Na segunda seção, abordamos brevemente a Constituição Federal de 1988, a primeira lei a estabelecer a obrigatoriedade da Educação Infantil e as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional9394/96, no que se referem os objetivos comuns voltados para todos os níveis de Educação Básica do Brasil, como o de assegurar a formação comum e o exercício da cidadania dos alunos. Analisamos, também, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, que traz orientações sobre a Prática Educativa objetivando o desenvolvimento integral da criança no âmbito escolar. E, por último, apresentamos as contribuições da autora Maria Eliza Brefere Arnoni, via proposição teórico-metodológica da Atividade Educativa perspectivando a emancipação humana, pautada na concepção de trabalho universal de Marx, com o propósito de contrapô-la ao modelo atual de aula adequado ao sistema capitalista. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e teórica, na qual almejamos colaborar com a prática educativa pedagógica da EI, perspectivando a formação humana da criança, e em oposição aos aspectos que as distanciam de uma educação integral
Tipo Defesa-Mestrado
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