UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Tatiana Noronha de Souza
Titulo Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil em Contexto de uso de Sistemas Privados de Ensino: a análise de concepções de professoras de pré-escolas
Orientador(a) Maristela Angotti
Data 23/02/2017
Resumo RESUMO

A presente pesquisa tem como objetivo analisar as concepções das professoras de pré-escola sobre o cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI na prática educativa em um contexto de uso de um Sistema Privado de Ensino – SPE. Foram aplicados questionários junto a 53 professores, que atuam em pré-escolas em um município do interior do Estado de São Paulo. Os resultados analisados apontam que os profissionais não tiveram oportunidade de conhecer os fundamentos e orientações contidos nas DCNEI. Além disso, 44 profissionais disseram não ter participado da construção do Projeto Pedagógico da instituição. Os professores disseram, também, não saber quem foi responsável pela construção. Sobre o uso das apostilas dos Sistemas Privados de Ensino, 39 profissionais alegam que os autores dos SPE não possuem clareza sobre as diferenças das realidades em que vivem as crianças de diferentes contextos socioeconômicos, já que algumas atividades propostas são descontextualizadas. Perguntados sobre a possibilidade de retirada do material dos SPE a maioria dos profissionais disse preferir a permanência deste material. Quando perguntados sobre o que fariam na ausência do material, 46 alegaram que produziriam materiais, com predomínio de atividades acadêmicas, em papel, com foco na alfabetização, em português e matemática. Os resultados sugerem a presença marcante de um currículo semelhante àquele do ensino fundamental, que tem como foco as atividades de escrita, identificação de letras e números, além de exercícios de coordenação motora, com a exclusão de atividades que trabalham com as diferentes linguagens expressivas das crianças. A presente pesquisa mostra que há um contexto que promove uma seleção de professores voltados para o ensino fundamental, alta rotatividade de professores, e a ausência de uma formação continuada que contemple o estudo das DCNEI de forma a implantá-las no currículo pré-escolar. Temos como hipótese de que a formação inicial pouco consistente, aliada à ausência de uma formação continuada promotora de autonomia intelectual e de aquisição de conhecimentos científicos atualizados, num contexto de uso de SPE, vão formando e transformando os profissionais na direção de uma docência voltada à escolarização precoce das crianças, à aplicação de materiais prontos, e na reprodução desses materiais quando da ausência das apostilas.

Palavras – chave: educação infantil. pré-escola. formação de professores. formação continuada de professores. sistemas privados de ensino.


ABSTRACT

The present research aims to analyze the conceptions of pre-school teachers about the compliance of the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education in the educational practice in a context of use of Course Pack Systems. Questionnaires were
applied to 53 teachers, who work in pre-schools at a São Paulo State city. The results demonstrate that the professionals did not have the opportunity to know the fundamentals and guidelines contained in the DCNEI. In addition, 44 professionals said that they did not participate in development of Institution’s Pedagogical Project. This professionals said, also, that they don´t know who was responsible for the development. About the use of the Course Pack Systems handouts, 39 professionals claim that SPE authors don´t have clarity about the differences of the realities lived by children from different socioeconomic contexts, since some proposed activities are decontextualized. Asked about the possibility of removal of the SPE material, most professionals said they prefer the permanence of this material. When asked what they would do in the absence of the material, 46 argued that they would produce materials, predominantly with
academic activities, on paper, focusing on literacy, portuguese, and mathematics. The results suggest the marked presence of a curriculum similar to that of elementary education, which focuses on writing, identification of letters and numbers, and motor coordination exercises, with the exclusion of activities that work with the different expressive languages of children. The present research shows that there is a context that promotes a selection of teachers focused on elementary education, high turnover of teachers, and the absence of a continuous education that contemplates the study of the DCNEI in order to implant them in the pre-school curriculum. We hypothesize that the initial formation, which is not very consistent, together with the absence of continuous training promoting intellectual autonomy and the acquisition of up-to-date scientific knowledge, in a context of SPE use, are forming and transforming the professionals in the direction of a early schooling of children, the application of ready-made materials, and the reproduction of these materials when the handouts are absent.

Keywords: early childhood education, preschool, teacher training. continuing education of teachers. course pack systems
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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