UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rebeca Franciele Vera
Titulo A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR COORDENADOR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL PAULISTA DE ENSINO REGULAR
Orientador(a) Maria José da Silva Fernandes
Data 16/02/2017
Resumo RESUMO

No contexto escolar, o Professor Coordenador (PC) é responsável legalmente por atividades de diferentes naturezas, tais como pedagógica, organizacional, de monitoramento e controle de desempenho dos alunos. Para o desenvolvimento de suas atividades, faz-se necessário que ele tenha uma formação sólida. Partindo do pressuposto de que a formação inicial não possibilita o conhecimento das especificidades da função e nem a plena realização das suas atribuições, esta pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo geral analisar as atividades de formação continuadas oferecida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) aos ocupantes da função. Os professores que assumem a coordenação pedagógica sem ter conhecimento específico da função acabam buscando em outros espaços formativos instrumentos para lidar com as especificidades das atribuições e com as dificuldades inerentes ao trabalho. Essa pesquisa apresenta ainda como objetivos específicos: analisar as resoluções publicadas entre os anos de 2011 a 2015 relativas à função de coordenação pedagógica; analisar os programas e projetos oficiais de formação continuada oferecida pela rede estadual aos coordenadores pedagógicos; problematizar, a partir dos dados empíricos, a formação continuada oferecida aos professores coordenadores da rede estadual. A pesquisa é de natureza bibliográfica e documental, complementada pela coleta de dados empíricos por meio de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos da pesquisa foram cinco coordenadores pedagógicos que atuam em diferentes ciclos de escolarização e em diferentes cidades pertencentes à Diretoria de Ensino (DE) da região de Bauru – SP. Os resultados obtidos apontam que as formações oferecidas via SEE/SP e DE são restritas às ações da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAP) e às Orientações Técnicas (OT), respectivamente. Ao término da pesquisa foi possível constatar que a formações raramente problematizam a função e não apresentam temáticas coerentes com as necessidades dos PCs. A própria estrutura dos cursos de formação continuada apresentam aspectos que dificultam o interesse dos PCs em fazê-los e, ao invés de capacitá-los intelectualmente para tomar decisões dentro da escola, acabam passando “receitas” de como desenvolver seu trabalho e disseminando as propostas da rede de ensino. Os cursos oferecidos via EFAP são em sua maioria a distância, tem curta duração e não oportunizam uma continuidade na discussão das temáticas. Em decorrência disso, os professores coordenadores recorrem no cotidiano a experiências que tiveram enquanto docentes, bem como a outros PCs e gestores. Em alguns casos os PCs buscam uma formação fora da rede estadual. Nesta dissertação serão apontadas as principais características desses momentos formativos, abrindo caminho para novas pesquisas discutirem as suas implicações para o trabalho dos coordenadores pedagógicos.

Palavras-chave: Professor Coordenador. Coordenador Pedagógico. Formação continuada. Rede pública Estadual Paulista.

ABSTRACT

In the school context, the Coordinating Teacher (CT) is legally responsible for activities of different natures, such as pedagogical, organizational, monitoring and performance control of students. For the development of its activities, it is necessary that it has made a solid formation. Based on the assumption that initial training is not possible knowledge of the specificities of the function and the full accomplishment of its attributions, this research of qualitative quality has the general objective to analyze how activities of continuous training offered by the Secretary of Education of The State of São Paulo (SES/SP) to the occupants of the function. Teachers who take on pedagogical coordination without having specific knowledge of the function end up seeking in other formative spaces instruments to deal with the specificities of the assignments and with the inherent difficulties of the work.This research presents still as specific objectives: to analyze the resolutions published between the years of 2011 and 2015 related to the pedagogical coordination function; analyze the official projects and continuing education programs offered by the state network to the pedagogical coordinators; to problematize, from the empirical data, the continuous formation offered to the coordinating teachers of the state network. The research is of bibliographic and documentary nature, complemented by the collection of empirical data through semi-structured interviews. The subjects of the research were five pedagogical coordinators who work in different schooling cycles and in different cities belonging to the Teaching Board (TB) of the region of Bauru - SP. The results obtained indicate that the training provided by SES/SP and TB are restricted to the actions of the School of Training and Improvement of Teachers of the State of São Paulo (STIT) and to the Technical Orientations (TO), respectively. At the end of the research it was possible to verify that the formations rarely problematize the function and do not present themes coherent with the needs of the CTs. The very structure of continuing formation courses make it difficult for CTs to do so and, Instead of empowering them intellectually to make decisions within the school, end up passing "recipes" on how to develop their work and disseminating the proposals of the educational network. The courses offered through STIT are mostly distance learning, have a short duration and do not offer a continuity in the discussion of the topics. As a result, the coordinators use their experiences as teachers, as well as other CTs and managers. In some cases, the CTs seek training outside the state network. In this dissertation will be pointed out the main characteristics of these formative moments, opening the way for new researches to discuss their implications for the work of the pedagogical coordinators.

Key words: Coordinating Teacher. Pedagogical Coordinator. Continuing formation. Public network State of São Paulo.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara