UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Naiara Caroline Vaz Rosa
Titulo A valorização profissional docente no município de Ribeirão Preto: um estudo sobre creches
Orientador(a) Maristela Angotti
Data 02/03/2017
Resumo A pesquisa em questão analisa as consequências da implementação do novo Estatuto Público Municipal de Ribeirão Preto, a Lei Complementar nº 2.524 de 05 de abril de 2012 e as mudanças nas condições de trabalho das professoras que atuam na Educação Infantil (0-3 anos). Sabemos que a nova lei foi aprovada após muita luta e discussões da classe, luta esta pelo reconhecimento público deste profissional enquanto professor e pela garantia de seus direitos. Buscamos analisar se após a implementação do novo estatuto as professoras deste segmento puderam sentir mudanças em suas condições de trabalho e se as tais refletiram de alguma maneira em seu trabalho docente e valorização profissional. Diante de tais objetivos, entendemos a necessidade de utilizar para este estudo os fundamentos da pesquisa de abordagem qualitativa. Segundo Lanskshear; Knobel, (2008), ao utilizar-se de um caráter qualitativo, o pesquisador tem o intuito de analisar a compreensão e interpretação dos sujeitos da pesquisa buscando conhecer a realidade vivenciada pelos atores sociais e suas práticas exercidas no contexto real. Realizamos uma análise comparativa dos estatutos na busca das mudanças na carreira destas professoras e a aplicação de questionários, no que se refere a significação destas mudanças para elas, relacionando a melhoria de suas condições de trabalho e seus desdobramentos no desenvolvimento de seu trabalho docente. Concluímos que a mudança legislativa municipal trouxe benefícios às condições objetivas de trabalho das professoras de creches e que a partir destas mudanças as referidas professoras se sentem mais valorizadas e satisfeitas com a profissão, demonstrando assim ter se apropriado de melhores condições de realizar seu trabalho docente.

Palavras-chave: Creche; Trabalho Docente na Creche; Valorização Profissional; Plano de carreira docente.

Abstract: The survey under question analyses the consequences of implementation of a new Municipal
Public Statute of Ribeirão Preto, Complementary Rule no. 2,524 of 5th April 2012 and the
changes in the teachers’ working conditions who teach in the Infantile Education (0-3 years
old). The new rule was approved after many battles and class discussions, a battle for the
public recognition of this professional as a teacher and by the guarantee of his or her rights.
We tried to analyze if after a implementation of new statute the teachers in the segment could
feel the changes in their working conditions and if such changes reflected in some way on
their teaching work and profession valorization. In the face of these objectives, we understand
the necessity of using this study the fundaments of the survey in a qualitative approach. We
have made a documental comparative analysis of statutes in the municipal network in the
search of changes in the career of these teachers and empiric data collection by questions
sheet application trying to understand the meaning of these changes to the surveyed group, in
a relation to the improvement of their working conditions and its influences in the
development of the teaching work. We have concluded that the municipal rule changes have
brought benefits to the objective working condition of teachers in kindergarten and from those
changes the teachers under references feel more valuable and satisfied with the profession, by
showing in this way to have taken better conditions to perform their teaching work.















Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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