UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) José Vitor Fernandes Bertizoli
Titulo FORMAÇÃO CULTURAL E ARTE/EDUCAÇÃO: ANÁLISE DAS PROPOSIÇÕES PEDAGÓGICAS PAULISTAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA
Orientador(a) Ari Fernando Maia
Data 02/02/2017
Resumo RESUMO

Este trabalho tem por objetivo analisar as proposições pedagógicas feitas no material de apoio, da área de arte, para professores e alunos encaminhados às unidades escolares da rede estadual paulista sob a perspectiva da teoria critica. Pretendeu-se discutir como é proposto o ensino da área na educação básica, etapa fundamental, em particular na rede pública estadual de São Paulo e em conseguinte as implicações desta para a formação cultural pretendida aos alunos. Foi analisada uma situação de aprendizagem em artes visuais do sexto ano do ensino fundamental que aborda a tridimensionalidade como elemento estético. As categorias de análise, pautadas no referencial teórico foram: forma e conteúdo, arte e enigma, caráter afirmativo da cultura e indústria cultural e semiformação. A hipótese é a de que a facilitação e fragilidade pedagógica do material, tendo como instrumento apostilas únicas e proposições simplistas, concorrem para o contrário daquilo que se pretende ao processo educacional, uma formação com vistas à emancipação e formação integral resistindo a razão instrumental, a reificação e à regressão dos sentidos. Verificou-se a veracidade desta, frente à forma como se organiza o material didático utilizado.

Palavras chave: Arte/educação. Formação cultural. Teoria crítica.

ABSTRACT

The objective of this work is to analyze the pedagogical propositions made in the material of support, of the area of art, for teachers and students sent to the school units of the state network from the perspective of critical theory. It was intended to discuss how the teaching of the area in basic education is proposed, fundamental stage, in particular in the state public network of São Paulo and consequently the implications of this for the intended cultural formation to the students. We analyzed a situation of learning in the visual arts of the sixth year of elementary school that deals with three - dimensionality as an aesthetic element. The categories of analysis, based on the theoretical reference were: form and content, art and enigma, affirmative character of culture and cultural industry and semiformation. The hypothesis is that the facilitation and pedagogical fragility of the material, having as an instrument, unique apostilles and simplistic propositions, concur to the opposite of what is intended to the educational process, a formation with a view to emancipation and integral formation resisting instrumental reason, Reification and regression of the senses. The veracity of this one was verified, as opposed to the way the didactic material is organized.

Keywords: Art / education. Cultural training. Critical theory
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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