UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Odete de Mattos
Titulo Formação Inicial de Professores na perspectiva inclusiva na UNESP-FCLAr
Orientador(a) Prof. Dr. JOSE LUIS BIZELLI
Data 03/02/2017
Resumo RESUMO
Sempre em busca de dar respostas para a melhora das práticas pedagógicas e poder de alguma
forma contribuir para o avanço da educação, com este trabalho, temos a intenção de encontrar
na teoria e na pesquisa algo mais que aporte consistência às práticas docentes. Além disso, a
realização desta pesquisa teve como origem o posicionamento de alguns docentes e a falta de
reação ao se depararem com as dificuldades de aprendizagem de seus alunos. Como pode ser
possível deixar um aluno a margem da aprendizagem? Como é possível assumir o exercício da
docência e não considerar as diferenças de condições de cada um dos alunos/as? Partindo da
necessidade de atender aos dispositivos legais, das recomendações internacionais e nacionais de
oferecer uma escola de equidade para todos e todas, na sua diversidade, independentemente de
sua condição e das demandas sociais de igualdade de oportunidades, algo que supera o modelo
de educação especial, mas pode estar alinhada com o atendimento educacional especializado, a
presente pesquisa versa sobre o conhecimento de um aspecto específico: o aporte das
Universidades em escola inclusiva na atual formação inicial de professores. O objetivo principal
é analisar a configuração da estrutura curricular e os princípios que sustentam o curso de
Pedagogia da UNESP-FCLAr numa perspectiva inclusiva, concretizado em identificar as
disciplinas e os conteúdos programáticos que atendem a este modelo de Educação Inclusiva;
analisar as concepções dos alunos sobre escola inclusiva ao longo da formação no curso de
Pedagogia e trazer uma discussão para que se pense na educação inclusiva no curso de
Pedagogia da UNESP-FCLAr. Para tanto nos serviremos da metodologia de investigação
qualitativa organizada em duas fases uma por meio de uma análise documental do Projeto
Pedagógico e dos Programas das disciplinas e a segunda com pesquisa de campo por meio de
questionário dirigido a todos os alunos do último semestre do 4º ano. Com isto pretendemos
conhecer como é a realidade e contribuir para a reflexão sobre as políticas educativas e de
gestão a partir das necessidades de estabelecer mudanças na formação inicial de professores em
escola inclusiva e por extensão para a melhoria da formação visando dar resposta a modelos
educativos numa perspectiva inclusiva nos cursos de Pedagogia. A preocupação como
pesquisadores foi descrever e analisar os dados. Este tipo de pesquisa considera todo o processo,
o que aconteceu, o produto e o resultado final, desta forma importa o significado das coisas, ou
seja, o porquê e o quê. Os resultados da mesma indicam que o Curso de Pedagogia da UNESPFCLAr
aborda a temática da Escola Inclusiva na sua extensão, porém sem profundidade,
deixando os conteúdos fundamentais nas mãos de uma única disciplina e, segundo os alunos,
com uma formação que não lhes dá recursos para trabalhar numa sala atendendo à diversidade
de alunos, o que traz a principal das considerações finais no sentido de estabelecer algumas
mudanças no desenvolvimento dos programas das disciplinas para que efetivamente seja
abordada a temática, pois de fato está dentro dos mesmos.
Palavras chave: Formação inicial de professores, escola inclusiva, estrutura curricular.
ABSTRACT
Always seeking to give answers to the improvement of pedagogical practices and to somehow
contribute to the advancement of education, with this work, we intend to find in theory and
research something more that contributes consistency to teaching practices. In addition, this
research had as its origin the positioning of some teachers and the lack of reaction when faced
with the learning difficulties of their students. How can it be possible to leave a learner the edge
of learning? How is it possible to take on the teaching profession and not consider the
differences in the conditions of each of the students? Based on the need to comply with legal
provisions, international and national recommendations to offer a school of equity for all, in
their diversity, regardless of their condition and the social demands of equal opportunities,
something that surpasses the model of special education , But may be aligned with the
specialized educational service, the present research is about the knowledge of a specific aspect:
the contribution of Universities in inclusive school in the present initial formation of teachers.
The main objective is to analyze the configuration of the curriculum structure and the principles
that underpin the UNESP-FCLAr Pedagogy course in an inclusive perspective, concretized in
identifying the disciplines and the programmatic contents that attend to this model of Inclusive
Education; To analyze the students' conceptions of inclusive school throughout the course in
Pedagogy and to bring a discussion to think of inclusive education in the Pedagogy course of
UNESP-FCLAr. To do so we will use the qualitative research methodology organized in two
phases one through a documentary analysis of the Pedagogical Project and the Programs of the
disciplines and the second with field research through a questionnaire addressed to all students
of the last semester of the 4th year . With this we intend to know how reality is and contribute to
the reflection on the educational and management policies from the needs to establish changes
in the initial formation of teachers in inclusive school and by extension for the improvement of
the education in order to respond to educational models in a Perspective in Pedagogy courses.
The concern as researchers was to describe and analyze the data. This type of research considers
the whole process, what happened, the product and the final result, in this way matters the
meaning of things, that is, the why and the what. The results indicate that the UNESP-FCLAr
Pedagogy Course addresses the theme of the Inclusive School in its extension, but without
depth, leaving the fundamental contents in the hands of a single discipline and, according to the
students, with a formation that does not It gives resources to work in a room attending to the
diversity of students, which brings the main of the final considerations in the sense of
establishing some changes in the development of the programs of the disciplines so that the
subject is effectively addressed, since in fact it is within them.
Keywords: Initial teacher education, inclusive school curriculum.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara