|
|
Aluno(a) |
Vera Mariza Regino Caserio |
Titulo |
Educação de Jovens e Adultos: democratização da educação e superação do analfabetismo |
Orientador(a) |
|
Data |
25/09/2001 |
Resumo |
Partindo da apresentação de diferentes experiências de educação de jovens e adultos - Prefeitura Municipal de Bauru, Prefeitura Municipal de Sertãozinho e Universidade do Sagrado Coração de Bauru em convênio com o Programa de Alfabetização Solidária - este trabalho desenvolve um estudo centrado no elemento humano (professor de educação de jovens e adultos) como agente fundamental do processo educacional, considerando que este é o agente principal da ação. Tendo como base este estudo, analisamos o que os professores pensam de sua própria experiência e como avaliam o trabalho desenvolvido na área. Os subsídios colhidos, mais as reflexões teóricas baseadas na concepção histórico-crítica de educação, indicam que a finalidade transformadora da educação de jovens e adultos define-se por um compromisso claro do professor desta área, com a tarefa de construção de práticas educacionais que cumpram com a função social da escola. Além disso, os resultados da pesquisa apontam, também, para alguns elementos crítico na prática dos educadores e a partir destes dados, apresentam-se uma série de saberes, habilidades e competências fundamentais para o exercício da docência, que tenham a marca do compromisso social, da cidadania e da qualidade pedagógica. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|