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Aluno(a) |
Roberta Maria Zambon Maziero |
Titulo |
DANÇA E CORPOREIDADE: EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES |
Orientador(a) |
Profa. Dra. MARISTELA ANGOTTI |
Data |
25/01/2017 |
Resumo |
RESUMO
Direcionamos esta pesquisa a compreensão de como a dança ao longo das trajetórias de vida
pessoal e profissional de professores integra a elaboração de suas corporeidades. Entrelaçamos
os conceitos de dança e corporeidade a partir dos estudos de Merleau-Ponty (2014) que apontam
o corpo como nossa condição existencial, pois com ele nos relacionamos com o mundo por
meio de nossas percepções. A dança como manifestação cultural humana que (re)significa
através dos gestos intencionais a vida subjetiva e coletiva dos sujeitos, ganhando ao longo da
história aporte na educação. Os professores de Educação Física, Artes e Pedagogia têm durante
a sua formação contato com a dança como conteúdo pedagógico, podendo experenciar aspectos
sensíveis, perceptíveis, cognitivos presentes no ato de dançar. Consideramos também que
durante os processos de formação continuada que possibilitam aos professores reflexões acerca
de suas experiências com a dança contribuem com novos saberes que se organizam através da
conscientização de suas ações o que pode gerar transformação. Assim, objetivamos:
compreender como a dança na vida de professores integra a elaboração de suas corporeidades;
verificar os significados das experiências e reflexões de professores quanto a dança em seus
processos de formação continuada e compreender se o Curso de aperfeiçoamento em dança,
oferecido por Prefeitura de uma cidade da região central do Estado de São Paulo, no período de
2006 a 2011, no modelo de formação contínua em serviço, mostrou-se como possibilidade de
transformação de professores no relato de suas experiências e reflexões. Optamos por uma
abordagem qualitativa com inspiração em pressupostos epistemológicos da fenomenologia e
nos estudos dos temas geradores de Paulo Freire para analisar as descrições dos professores
sobre suas trajetórias com a dança. Os sujeitos desta pesquisa são professore de dança da
Prefeitura que participaram do Curso de aperfeiçoamento em dança durante todo o período. A
coleta de dados se deu por entrevista semiestruturada organizada em blocos de perguntas e na
análise empregamos estes blocos considerando-os como partes significativas das experiências
e reflexões de professores. Concluímos que a dança na vida destes professores possibilitou a
integração as suas corporeidades de aspectos dos campos racional e sensível revelando um fazer
bem; uma felicidade e necessidade de compartilhá-la; uma mudança no modo de viver e uma
sensação inata de vontade de dançar. Na formação continuada verificamos que apesar dos
professores passarem por diferentes experiências, os conhecimentos técnicos do ensino da
dança se sobressaíram as suas contribuições no campo de uma educação emancipadora. O
Curso de aperfeiçoamento em dança possibilitou um novo olhar; clareou algumas ideias; levou
a superação de algumas fronteiras e permissão para novas experiências, conduzindo estes
professores a transformação de suas maneiras de ser e atuar no mundo.
Palavras – chave: Dança. Corporeidade. Formação continuada. Educação emancipadora.
ABSTRACT
We conduct this research the understanding of how dance throughout the trajectories of
personal and professional life of teachers integrates the elaboration of their corporeities. We
interweave the concepts of dance and corporeity from the studies of Merleau-Ponty (2014) that
point the body as our existential condition, because with it we relate to the world through our
perceptions. Dance as a human cultural manifestation that (re) means through intentional
gestures the subjective and collective life of the subjects, gaining throughout history
contribution in education. The teachers of Physical Education, Arts and Pedagogy have during
their formation contact with dance as pedagogical content, being able to experience sensitive,
perceptible, cognitive aspects present in the act of dancing. We also consider that during the
processes of continuous formation that allow teachers to reflect on their experiences with dance
contribute new knowledge that are organized through the awareness of their actions which can
generate transformation. Thus, we aim to: understand how dance in teachers' lives integrates
the elaboration of their corporeities; To verify the meanings of teachers' experiences and
reflections on dance in their continuing education processes and to understand if the Dance
Improvement Course offered by City Hall of a city in the central region of the State of São
Paulo, from 2006 to 2011, In the model of continuous in-service training, was shown as a
possibility for teachers to transform their experiences and reflections. We opted for a qualitative
approach with inspiration in epistemological assumptions of phenomenology and in the studies
of the generating themes of Paulo Freire to analyze the descriptions of the teachers about their
trajectories with the dance. The subjects of this research are dance teachers of the City Hall who
participated in the Course of improvement in dance throughout the period. The data collection
was done through a semi-structured interview organized in blocks of questions and in the
analysis we used these blocks considering them as significant parts of the experiences and
reflections of teachers. We conclude that dance in the life of these teachers made it possible to
integrate their corporeities into aspects of the rational and sensitive fields revealing a good
doing; A happiness and need to share it; A change in the way of life and an innate sense of
desire to dance. In the continuous formation we verified that although the teachers passed
through different experiences, the technical knowledge of the dance teaching emphasized their
contributions in the field of an emancipatory education. The Course of improvement in dance
made possible a new look; Cleared up some ideas; Led to the overcoming of some borders and
permission for new experiences, leading these teachers to transform their ways of being and
acting in the world.
Key words: Dance. Corporeity. Continuing education. Education emancipating. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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