UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Ana Lidia Penteado Urban
Titulo UM ESTUDO DE PRODUÇÕES CIÊNTIFICAS: INGRESSO E PERMANENCIA DE UNIVESITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA
Orientador(a) Profa. Dra. LUCI PASTOR MANZOLI
Data 09/12/2016
Resumo RESUMO
A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior tem aumentado significativamente e essa realidade é recente, visando conhecer como os alunos com deficiência encontram suporte nessas instituições, a presente pesquisa busca analisar as teses e dissertações defendidas nas universidades brasileiras relacionadas aos alunos com deficiência no ensino superior. Esta é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, tendo como objeto 20 produções cientificas, entre elas 15 dissertações e 5 teses. Apresentando o perfil dos alunos presentes nesses estudos sendo alunos com deficiência visual, auditiva/surdez, física e intelectual, os cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, porém destacam-se por grande parte dos estudos apresentarem o curso de pedagogia e instituições de frequentadas são publicas e privada, apontando as adaptações realizadas durante o ingresso e permanência por professores, coordenação de curso e Instituições de Ensino Superior, que propiciaram ações para atenderem as necessidades dos educandos provendo condições de permanência, assim como garantido por documentos oficiais. Além disso, foram apresentada para como as barreiras arquitetônicas, pedagógicas, comunicacionais e atitudinais encontradas nas IES.
Palavras-Chave: Pessoa Com deficiência; Inclusão; Instituições de Ensino Superior
ABSTRACT
A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior tem aumentado significativamente e essa realidade é recente, visando conhecer como os alunos com deficiência encontram suporte nessas instituições, a presente pesquisa busca analisar as teses e dissertações defendidas nas universidades brasileiras relacionadas aos alunos com deficiência no ensino superior. Esta é uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, tendo como objeto 20 produções cientificas, entre elas 15 dissertações e 5 teses. Apresentando o perfil dos alunos presentes nesses estudos sendo alunos com deficiência visual, auditiva/surdez, física e intelectual, os cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, porém destacam-se por grande parte dos estudos apresentarem o curso de pedagogia e instituições de frequentadas são publicas e privada, apontando as adaptações realizadas durante o ingresso e permanência por professores, coordenação de curso e Instituições de Ensino Superior, que propiciaram ações para atenderem as necessidades dos educandos provendo condições de permanência, assim como garantido por documentos oficiais. Além disso, foram apresentada para como as barreiras arquitetônicas, pedagógicas, comunicacionais e atitudinais encontradas nas universidades.
Keywords: Person With Disability; Inclusion; Higher education institutions
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara