|
|
Aluno(a) |
Alberto da Silva Moraes Neto |
Titulo |
O MAL-ESTAR DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO NUMA ESCOLA DA PERIFERIA DE ARARAQUARA |
Orientador(a) |
|
Data |
11/12/2002 |
Resumo |
A idéia deste trabalho surgiu a partir da existência do mal-estar docente, o qual constitui um fator negativo no desempenho das atividades pelos professores. Esta é uma questão inquietante, principalmente quando consideramos a importância da atividade educacional e o entrave que esse mal-estar causa ao seu bom desenvolvimento. Esta pesquisa objetiva verificar se há ou não na escola investigada manifestações de mal-estar docente e o porquê dessas possíveis ocorrências, apontando se são elas decorrentes de transformações sociais ou de outra ordem, ou se a função docente é a causadora em potencial desse mal-estar. O trabalho foi idealizado e realizado a partir da realidade de uma escola da periferia de Araraquara, na qual lecionei no ano de 2001. Esta situação tornou-se propícia ao desenvolvimento da pesquisa, devido às situações provocadas pela clientela carente da escola, as quais muitas vezes faziam com que os professores desanimassem, pois havia entre eles o confronto do conceito de disciplina e de bom aluno. Foram feitas observações dos professores na escola, doze deles foram entrevistados por meio de dezessete perguntas e ainda foram feitas quatorze questões à direção da escola.
Concluímos pelos dados obtidos que a função docente em si não é potencializadora do mal-estar existente. Ela é uma atividade desgastante, disso não se discorda, porém, se houvesse uma política séria voltada à priorização da educação, que valorizasse os educadores e incentivasse a existência da equipe escolar, estamos certos de que alcançaríamos o "bem-estar docente". |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|