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			| Aluno(a) | 
			Alberto da Silva Moraes Neto | 
		 
		
			| Titulo | 
			O MAL-ESTAR DOCENTE: UMA INVESTIGAÇÃO NUMA ESCOLA DA PERIFERIA DE ARARAQUARA | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			11/12/2002 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		A idéia deste trabalho surgiu a partir da existência do mal-estar docente, o qual constitui um fator negativo no desempenho das atividades pelos professores. Esta é uma questão inquietante, principalmente quando consideramos a importância da atividade educacional e o entrave que esse mal-estar causa ao seu bom desenvolvimento. Esta pesquisa objetiva verificar se há ou não na escola investigada manifestações de mal-estar docente e o porquê dessas possíveis ocorrências, apontando se são elas decorrentes de transformações sociais ou de outra ordem, ou se a função docente é a causadora em potencial desse mal-estar. O trabalho foi idealizado e realizado a partir da realidade de uma escola da periferia de Araraquara, na qual lecionei no ano de 2001. Esta situação tornou-se propícia ao desenvolvimento da pesquisa, devido às situações provocadas pela clientela carente da escola, as quais muitas vezes faziam com que os professores desanimassem, pois havia entre eles o confronto do conceito de disciplina e de bom aluno. Foram feitas observações dos professores na escola, doze deles foram entrevistados por meio de dezessete perguntas e ainda foram feitas quatorze questões à direção da escola.  
Concluímos pelos dados obtidos que a função docente em si não é potencializadora do mal-estar existente. Ela é uma atividade desgastante, disso não se discorda, porém, se houvesse uma política séria voltada à priorização da educação, que valorizasse os educadores e incentivasse a existência da equipe escolar, estamos certos de que alcançaríamos o "bem-estar docente". | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
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