UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Roberto Antonio Alves
Titulo SER SURDO: O PERCURSO AUTO(BIOGRÁFICO) DAS APRENDIZAGENS CONSTRUÍDAS NA VIDA ESCOLAR E PROFISSIONAL
Orientador(a) Profa. Dra. LUCI PASTOR MANZOLI
Data 08/12/2016
Resumo RESUMO
O presente estudo teve por objetivo resgatar a própria história de formação pessoal, escolar e profissional do magistério, fazendo emergir as diferentes leituras das realidades vividas, num processo onde a teoria e a prática se complementam e se fundem. E também apresentar reflexões no âmbito da história vivida pelo ser surdo em uma comunidade surda e o ser surdo em uma comunidade ouvinte; revelar as marcas influenciadas pelo processo educativo e seu impacto no cotidiano escolar. Para alcançar estes objetivos, foi feita uma narrativa desde a infância até a vida adulta, a perda de audição e as mudanças no rumo da vida. Há também relatos sobre experiências profissionais e acadêmicas. Este processo traz reflexões e questionamentos do percurso das aprendizagens construídas. Ao longo da pesquisa, percebe a importância que aponta o papel da Língua de Sinais e da língua oral, a condição de ser uma pessoa surda bilíngue e o reconhecimento da identidade surda, a conscientização profissional, como arquiteto e professor. Esta pesquisa (auto)biográfica e a contribuição que poderia trazer para a minha formação e de outros surdos, bem como para aqueles profissionais que atuam nessa área.
Palavras-chave: Surdez. Educação de Surdos. Relato (auto)biográfico.
ABSTRACT
The present study aims to bring back histories from personal, scholar and professional graduation from teaching, coming out the different observation from living realities, in a process where theory and practice supplement and connect each other. This study also focuses on present reflections in deaf people´s life history in a deaf and in a listener community, besides reveals influenced points by educative process and its impact in school routine. In order to reach these objectives, it was made a narrative since childhood up to adulthood, the hearing loss, and the changes during life. There are also reports from professional and academic experiences. This process brings reflections and questions about the built learning process. During the research, it is pointed the importance which reaches the sign and oral language role, the condition in being a bilingual deaf person and the recognition from deaf identity, professional awareness, as builder and teacher. This (auto) biographical research is to give a contribution to my degree and from other deaf people´s, as well to professionals which work in this area.
Key words: Deafness. Deaf Education. (Auto)biographical Report.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara