UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Aline Diniz de Amorim
Titulo O processo de constituição da identidade docente do professor iniciante: egressos do curso de Pedagogia da UNESP/Bauru
Orientador(a) Profa. Dra. MARIA JOSE DA SILVA FERNANDES
Data 09/12/2016
Resumo RESUMO
O professor que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil
percorre um longo trajeto ao longo de seu tempo de docência antes de ser considerado
experiente. Suas inquietações e anseios no início da carreira são gerados, na maioria das
vezes, pelas fragilidades da formação inicial que nem sempre tem como foco a atuação
em sala de aula a partir da articulação teoria e prática. As preocupações com o processo
inicial de trabalho do professor em início de carreira e a constituição de sua identidade
profissional são focos específicos do presente estudo. O objetivo principal é investigar
a situação profissional de professores iniciantes que se graduaram há, no máximo, cinco
anos, enquanto pedagogos atuantes em sala de aula, no que concerne a relação entre a
formação inicial desses professores e o processo de constituição de suas identidades
como docentes. Como base teórica foram adotados, principalmente, os estudos
realizados por Dubar (1998, 2005, 2006 e 2012), Marcelo García (1991, 1999 e 2010),
Hubberman (1992) e Gatti (1996, 2010 e 2012). Trata-se de uma pesquisa qualitativa
cuja metodologia constituiu-se pela aplicação de questionários aplicados a egressos do
curso de Pedagogia/UNESP-Bauru, numa primeira etapa, e, posteriormente, pela
realização de entrevistas semiestruturadas com seis professores dos anos iniciais e da
Educação Infantil. Como principais resultados constatou-se que a formação inicial é
reconhecida, pelos docentes entrevistados, como fundamental para a preparação e
exercício da docência, contudo, esta possui limites, considerando os saberes da
profissão que são desenvolvidos durante a atuação profissional do docente em sala de
aula, especialmente nos anos iniciais de trabalho. Para a maioria dos sujeitos
entrevistados houve desafios a serem superados ao adentrarem o ambiente escolar, mas
também ocorreram significativas aprendizagens no que concerne às trocas de
experiências com professores experientes e com os sujeitos responsáveis pela gestão.
Constatou-se, sobretudo, que as formas de identificação com a docência são formuladas
desde muito cedo e que a identidade profissional docente se constrói em um processo
instável e infindável, sendo influenciado pelas experiências de formação e de atuação
profissional. Assim, foi possível concluir que o tema da identidade profissional docente
necessita ser consolidado como campo de investigação educacional, uma vez que está
diretamente relacionado a atuação do professor em sala de aula e, consequentemente, à
educação como um todo.
PALAVRAS-CHAVE: Formação inicial de professores. Professor iniciante. Identidade
docente. Egressos do curso de Pedagogia.
ABSTRACT
The polyvalent teacher who act in the early years of Elementary School and Childhood
Education, before to be considered how experienced, has a long way over of his time in
teaching. The concerns and yearning from early in his career are engendered mostly by
weakness of the initial training that not always focused the teacher practice in
classroom. The concerns with this initial process of teachers work is point of this study
whose main goal investigate the professional situation of beginning teachers who
graduated there are, at most, five years, how pedagogues acting in classroom about the
relation between initial formation and the constitution process of yours identities how
teachers. The research metodology is constituted by the aplication of questionnaires and
realization of semi-structured interviews with six teachers of early years of Elementary
School and Childhood Education. As main results of the search it was found that the
beginning teachers recognized initial training as fundamental to the preparation for the
exercise of teaching, however, it have limits, considering the knowledge of the
profession that is developed during the professional acting in classroom. Other
interesting data fact is that to the processes founded by beginners when entering school
environment. For the majority of respondents there was challenges to be overcome, but
also occurred significant learning with regard to exchanges of experience with
experienced teachers and with the management team. It was found above all, that the
identification forms with teaching are formulated very early and that professional
teacher identity is built in a unstable and endless process, influenced by experiences of
formation and professional acting. So it was possible to conclude the this theme needs
to be consolidated as a field of educational research, because it is directly related to the
teacher action in classroom and to the education.
KEY-WORDS: Beginner teacher. Teacher identity. Initial teacher training. Graduates
of the pedagogy course.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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