|
|
Aluno(a) |
Renata da Silva Rego Batista |
Titulo |
Atendimento Educacional Especializado nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Riberão Preto |
Orientador(a) |
Profa. Dra. CLAUDIA REGINA MOSCA GIROTO |
Data |
06/12/2016 |
Resumo |
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo descrever e interpretar o Atendimento Educacional
Especializado (AEE) no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Ribeirão
Preto, no Estado de São Paulo e buscar compreender qual é a percepção do especialista
acerca desse atendimento. Fundamenta-se teoricamente, em estudos sobre a Educação
Inclusiva no Brasil e sobre o AEE, bem como nos documentos oficiais que regem a
Educação Inclusiva no Brasil e no município. Sob uma abordagem qualitativa, de cunho
interpretativista, o presente estudo foi empreendido em duas etapas: pesquisa
documental, focalizando o Plano Municipal de Educação de Ribeirão Preto (PME-RP);
e pesquisa de campo, que compreendeu a aplicação de questionário aberto, junto a
quatro professores especialistas, que atuam em salas de recursos multifuncionais
(SRM).
No que se refere à análise documental, foi desenvolvido o eixo temático Organização e
Funcionamento do AEE no PME-RP. A análise das respostas obtidas com a aplicação
do questionário evidenciou, por sua vez, o eixo temático O AEE na perspectiva do
especialista.
A pesquisa revelou que o AEE no município se perfaz de um modo eficiente no tocante
ao público alvo atendido e aos recursos pedagógicos, porém há carência de recursos
humanos de apoio multiprofissional. A formação docente está de acordo com os
pressupostos legais e há um compromisso do corpo docente e da comunidade escolar na
dinâmica da Educação Especial, além de esforços por parte do poder público municipal.
Na prática, o funcionamento e a estrutura do AEE superam em qualidade e eficiência
orientações no PME-RP.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Educação Especial. Atendimento Educacional
Especializado.
ABSTRACT
This research aims to describe the Special Education Services offered in the early years
of elementary school in Ribeirão Preto – a city in São Paulo state – and interpret how
such service is perceveid by special education teachers.
It is based theoretically in studies on Inclusive Education in Brazil, Special Education
Services, Brazilian educational doccuments concerning to Inclusive Education in Brazil
and Ribeirão Preto. This study was carried on under a qualitative interpretive approach
and was undertaken in two stages: documentary analysis, focusing on Ribeirão Preto’s
Education Plan; and field research, which included the application of an open ended
questionnaire to 4 special education teachers who work in cross-functional resource
rooms. As regards the documentary analysis, it was developed the main theme
Organization and Special Education at Ribeirão Preto’s Educational Plan. From the
the analysis of the responses received to the questionnaire it was developed the manin
theme “The Special Education Services in the view of the special education teachers”.
The findings of this research point that in Special Education Services is efficient is
Ribeirão Preto with respect to the target group and learning resources, but there is a
lack a supporting cross-functional team. Teacher training mets the legal requirements
and there is a commitment of the teaching staff and the school community in the
dynamics of Special Education, in addition to efforts by the municipal government. In
practice, Special Education Services operation and structure go further the guidelines,
in quality and efficiency.
Keywords: Inclusive Education. Special Needs Education. Special Education Services. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|