UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Joice Emanuele Munhoz Cicilino
Titulo Políticas de Formação de Professores na Perspectiva Bilíngue: o caso do INES
Orientador(a) Profa. Dra. CLAUDIA REGINA MOSCA GIROTO
Data 06/12/2016
Resumo RESUMO: O presente trabalho objetiva analisar o curso de Pedagogia Bilíngue do INES, referência no país. Investigar como o INES tem materializado a política de formação de professores para atuar na educação de surdos, na perspectiva bilíngue trará contribuições inegavelmente importantes ao processo de se (re)pensar essa formação. Inicialmente, caracterizou-se o estado da arte, no cenário educacional brasileiro, sobre a temática investigada analisando as principais políticas educacionais que tem orientado a formação de professores para atuação com alunos surdos na perspectiva bilíngue e sua materialização no curso Bilíngue de Pedagogia do INES. Em seguida, foi analisado como foi construído o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)1 e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), a matriz curricular e os respectivos planos de ensino e analisar, bem como qual a posição do coordenador desse curso, quanto aos aspectos históricos, organizacionais e pedagógicos envolvidos na criação e manutenção do mesmo. Para isto, o percurso metodológico caracterizou-se pelo estudo qualitativo de caráter exploratório e como tratamento dos dados obtidos optou-se por organizar a análise em eixos, quais sejam: I Fundamentação Filosófica e Objetivos; II Perfil do Profissional(formação x área de atuação) e Clientela; III Grade Curricular e Estrutura do curso e IV Metodologia e Avaliação. Conclui-se que, o curso Bilíngue de Pedagogia ofertado pelo INES reveja seu Projeto Pedagógico no sentido de oferecer ao Pedagogo uma formação na perspectiva Bilíngue possibilitando que os conhecimentos sobre as especificidades desses alunos sejam estudados, refletidos e pesquisados de maneira sistematizada, por diferentes disciplinas do curso, incluindo as atividades de pesquisa, as práticas e os estágios.
Palavras – chave: Políticas educacionais; Formação de professores; Surdo;
Educação Bilíngue; Educação básica; Formação Bilíngue do INES.
ABSTRACT: This work aims to analyze the course of Bilingual Education of INES, a
reference in the country. Investigate how the INES has materialized teacher education
policy to work in deaf education, bilingual perspective will undeniably important
contributions to the process of (re) think this training. Initially characterized the state of
the art in the Brazilian educational scenario on the theme investigated analyzing the
main educational policies that have guided the training of teachers to act with deaf
students in bilingual perspective and its materialization in Bilingual course INES
Pedagogy. Then the Institutional Development Plan (IDP) and the Pedagogical Course
Project (PPC) was analyzed as it was built, the curriculum and their teaching plans and
analyze and what the position of coordinator of this course, as the historical,
organizational and pedagogical involved in the creation and maintenance. For this, the
methodological approach was characterized by qualitative study of exploratory nature
and how to process the data obtained it was decided to organize the analysis axes,
namely: I Rationale Philosophical and Objectives; II Professional Profile (x training
area of operation) and Clientele; III Curriculum and structure of the course and IV
Methodology and Evaluation. It is concluded that the Bilingual Faculty of Education
offered by INES review its Educational Project in order to provide the educator training
in Bilingual perspective enabling knowledge about the specifics of these students are studied, reflected and studied in a systematic way for different disciplines of course,
including the research, practices and stages.
Keywords: Educational policy; Teacher training; Deaf; Bilingual Education; Basic
education; Bilingual training INES.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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