UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Vania Maria Carradore
Titulo Adolescência, Aids e educação escolar: elementos para reflexão
Orientador(a)
Data 18/06/2002
Resumo Vivemos, atualmente, uma epidemia de Aids que vem crescendo ao longo dos anos. Sabe-se que os adolescentes representam um grupo de elevada vulnerabilidade frente ao HIV. Diante dessa problemática, os diversos profissionais que trabalham com prevenção buscam alternativas de ação, visando a atingir esse segmento populacional. Este estudo tem o objetivo de sistematizar um referencial teórico, com base em pesquisas e conhecimentos já existentes, de maneira a buscar elementos para reflexão sobre a questão da educação e prevenção à Aids entre adolescentes no contexto escolar. Tem por objetivo também, arregimentar conhecimentos que possam subsidiar e instrumentalizar os profissionais que atuam em prevenção, com adolescentes, especialmente no espaço escolar. Para tanto, traça considerações sobre a Aids, sobre o fenômeno da adolescência, sobre a sexualidade, sobre as relações de gênero e sobre a prevenção da Aids no contexto escolar. O estudo realizado aponta para o fato de que, cada vez mais, a Aids parece se tornar uma questão de educação escolar. Considera, então, que as atividades preventivas, nesse contexto, terão maior eficácia se inseridas em programas de Orientação Sexual que possibilitem aos adolescentes vivenciar um verdadeiro processo educativo nas questões relacionadas à sexualidade humana, às relações de gênero e à Aids. Propõe que tais programas sejam incluídos na grade curricular de todas as escolas públicas brasileiras, com uma hora-aula semanal a partir da quinta série do Ensino Fundamental até o final do Ensino Médio, com professores devidamente habilitados para tal. Nessa perspectiva considera-se de suma importância que os professores recebam formação inicial e continuada na temática, e que os poderes públicos tomem a si a responsabilidade de viabilizar tais propostas.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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