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			| Aluno(a) | 
			Teresa de Pazos da Silva | 
		 
		
			| Titulo | 
			A transposição didática e o ensino de Ciências | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			11/04/2002 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		A escola se constituiu como uma instância encarregada de transmitir às gerações elementos da cultura considerados significativos para o processo educativo. Estes elementos após selecionados, passam por uma série de transformações para se tornarem compreensíveis para os alunos. Ao processo de transformação da cultura em objeto de ensino e de aprendizagem Perrenoud dá o nome de "transposição didática". Esse processo de transposição acompanha todo o currículo desde sua formulação inicial à qual denominamos currículo oficial ou prescrito, até a aprendizagem dos alunos. Neste trabalho, focalizamos o processo de transposição didática do professor, buscando compreender como três professores de ciências da terceira série do ensino fundamental em duas escolas públicas de Pontes e Lacerda - MT realizam a referida transposição. Partimos do pressuposto de que o processo de transposição traz intrínseca uma concepção de ciência e de conhecimento qualquer que seja ela e têm como elemento norteador, o currículo, com todos os seus fatores intervenientes. O professor e os alunos com suas concepções e perspectivas em relação à escola também têm que ser considerados neste processo. Assim começamos por discutir as diferentes concepções de ciência, de conhecimento e de currículo para, com base nestes pressupostos, discutir a transposição didática, seu conceito e pressupostos. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Mestrado | 
		 
	 
	 
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