|
|
Aluno(a) |
Juliana Silva Viana |
Titulo |
LIMITES E LIBERDADE NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS |
Orientador(a) |
|
Data |
05/03/2002 |
Resumo |
A presente pesquisa tem por objetivo compreender a rebeldia e a agressividade da criança na primeira infância, levando em consideração as concepções educacionais de pais e educadores a respeito do desenvolvimento infantil.
Partindo do pressuposto de que as transformações históricas vêm ocasionando sérias alterações no papel social desempenhado pela família e pela escola, julgamos necessário uma breve retomada das concepções que embasam as práticas educacionais e as relações adulto/criança no decorrer da história, uma vez que é incontestável a preocupação de estudiosos e educadores com a ausência de valores e de regras de educação e de comportamentos atualmente existente.
Desenvolvendo uma reflexão sobre as relações entre adulto/criança e criança/criança, fundamentando-nos em teorias que tratam dos conceitos de autoridade, liberdade e respeito mútuo, buscamos, considerando os dados encontrados num universo delimitado para a realização de um estudo de caso algumas conclusões sobre o modo como comportamentos de agressividade e rebeldia vêm ocupando espaços, sem que haja não só uma intervenção pedagógica, mas também, de flexibilidade, reflexão no cotidiano e sensibilidade por parte de pais e professores.
Isso posto e considerando a complexidade das relações, faz-se necessário construir um novo pensamento a respeito de como os adultos vêm conduzindo o processo educativo e descobrir quais aspectos do comportamento infantil estão sendo mais valorizado pela sociedade. Dessa forma, podemos evidenciar quais valores vêm tomando o lugar do amor, da solidariedade e da reciprocidade e qual é o papel do modelo representado pelo adulto nesse processo. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|