UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Juliana Silva Viana
Titulo LIMITES E LIBERDADE NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS
Orientador(a)
Data 05/03/2002
Resumo A presente pesquisa tem por objetivo compreender a rebeldia e a agressividade da criança na primeira infância, levando em consideração as concepções educacionais de pais e educadores a respeito do desenvolvimento infantil.
Partindo do pressuposto de que as transformações históricas vêm ocasionando sérias alterações no papel social desempenhado pela família e pela escola, julgamos necessário uma breve retomada das concepções que embasam as práticas educacionais e as relações adulto/criança no decorrer da história, uma vez que é incontestável a preocupação de estudiosos e educadores com a ausência de valores e de regras de educação e de comportamentos atualmente existente.
Desenvolvendo uma reflexão sobre as relações entre adulto/criança e criança/criança, fundamentando-nos em teorias que tratam dos conceitos de autoridade, liberdade e respeito mútuo, buscamos, considerando os dados encontrados num universo delimitado para a realização de um estudo de caso algumas conclusões sobre o modo como comportamentos de agressividade e rebeldia vêm ocupando espaços, sem que haja não só uma intervenção pedagógica, mas também, de flexibilidade, reflexão no cotidiano e sensibilidade por parte de pais e professores.
Isso posto e considerando a complexidade das relações, faz-se necessário construir um novo pensamento a respeito de como os adultos vêm conduzindo o processo educativo e descobrir quais aspectos do comportamento infantil estão sendo mais valorizado pela sociedade. Dessa forma, podemos evidenciar quais valores vêm tomando o lugar do amor, da solidariedade e da reciprocidade e qual é o papel do modelo representado pelo adulto nesse processo.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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