|
|
Aluno(a) |
Franciele Monique Scopetc dos Santos |
Titulo |
O CURRÍCULO OFICIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO E A EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DE SENTIDO DAS SEXUALIDADES |
Orientador(a) |
Profa. Dra. ANA CLAUDIA BORTOLOZZI MAIA |
Data |
18/11/2016 |
Resumo |
RESUMO A presente tese objetivou enunciar um corpus teórico e metodológico junto às pesquisas de Michel Foucault. Partimos da Análise do Discurso foucaultiana (ADF) para apresentar os sentidos possíveis das políticas públicas educacionais e dos efeitos de sentido oriundos destas, no que concernem às sexualidades; nosso escopo deu-se nos estudos sobre a educação sexual escolar e suas interfaces com os Estudos Culturais. Analisamos as iniciativas de inclusão da educação sexual no currículo escolar no âmbito federativo e, em especial, no estado de São Paulo, as quais configuram nossa primeira esfera discursiva e, em seguida descrevemos o currículo oficial de São Paulo para percebermos como se articulam as temáticas ligadas à educação sexual, por fim, trabalhamos com entrevistas semiestruturadas com professoras e professores que atuam em um Núcleo de Formação Pedagógica destinado à formação continuada e às oficinas curriculares, da Diretoria de Ensino do interior paulista, para, então, delinear o foco de pesquisa, que se enunciou pela seguinte questão principal: a formalização curricular da educação sexual. Constatou-se que há no estado de São Paulo e no Brasil inúmeros projetos de lei que tentaram incluir a educação sexual no currículo oficial. Concluiu-se, no cruzamento das esferas discursivas das propostas de lei, das professoras formadoras dos núcleos pedagógicos e, sobretudo, com a análise do currículo oficial de São Paulo que o processo de institucionalização curricular não dialoga entre o legislativo e as profissionais da educação, e, sobretudo, findamos nossa pesquisa com o reforço da demanda verificada da formação continuada em educação sexual no estado de São Paulo. Palavras-chave: Educação Sexual. Currículo. Análise do Discurso. Políticas Públicas. Projetos de Lei.
ABSTRACT
This thesis aimed to formulate a theoretical and methodological corpus with the research of
Michel Foucault. We start from Foucault's discourse analysis to spell out the possible meanings
of educational public policies and direction of production arising from the same regarding
sexualities; our scope was given in studies of school sex education and their interfaces with
cultural studies. We review the sex education inclusion initiatives in the school curriculum at
federal level and in particular in the state of São Paulo, which constitute our first discursive
sphere and then describe the official curriculum of São Paulo to realize how articulate the linked
themes sex education, finally, work with semi-structured interviews with teachers and teachers
who work in a core pedagogical training for the continuing education and curriculum
workshops, a school board of São Paulo, and then outline the focus of research enunciated if
the main issue: the curriculum formal sex education. It is noted that there is in the state of São
Paulo and Brazil numerous bills that attempted to include sex education in the official
curriculum. It was concluded at the crossroads in the discursive spheres of government bills, of
training teachers of educational centers and, above all, the analysis of the official curriculum of
São Paulo that the curriculum institutionalization process does not dialogue between the
legislative and professional education and above all ended our research with enhanced verified
the continuing education demand in sex education in the state of São Paulo.
Keywords: Sexual Education. Curriculum. Speech Analysis. Public Policy. Law Projects. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|