UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Daniel Bianconi Previato
Titulo PROFESSORES DE MÚSICA E INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: percepções sobre o fazer docente
Orientador(a) Profa. Dra. Relma Urel Carbone Carneiro
Data 19/10/2016
Resumo RESUMO
O trabalho aqui realizado, de cunho qualitativo e caracterizado como estudo de caso, tem como temática a Educação Musical, com o foco na formação do professor de música que atua em salas comuns de ensino onde estão matriculados alunos público alvo da Educação Especial. A questão que embasou a pesquisa é: quais as características da percepção sobre o fazer de professores de música atuantes em salas comuns nas quais estão matriculados alunos Público Alvo da Educação Especial (PAEE) no contexto das políticas de inclusão escolar? Dessa forma, o objetivo principal pautou-se em analisar percepções e práticas expressas por meio do fazer de professores de música com vistas a enfocar facilidades e dificuldades apontadas a respeito de suas respectivas atuações em salas comuns em que estejam matriculados alunos PAEE, em uma cidade de porte médio do interior do Estado de São Paulo. Para isso, a pesquisa contou com a participação de cinco professores de música atuantes no contexto mencionado, que responderam a um questionário pelo qual forneceram dados a respeito da formação e das concepções que possuem e também como se dá o cotidiano da prática docente, abrangendo os assuntos referentes à inclusão escolar e à maneira com a qual lidam com esta realidade. As respostas dadas foram analisadas à luz da literatura e propiciaram reflexões que fossem ao encontro do objetivo almejado. O foco e o referencial teórico estão pautados na perspectiva da inclusão e da educação inclusiva, calcado em autores que defendem a construção social da deficiência. Dentre os resultados obtidos, é possível destacar que, de maneira geral, os professores de música gostam da profissão que exercem, possuem bom relacionamento com os professores das demais áreas do conhecimento e compartilham com eles diversas dificuldades da carreira docente, como baixa remuneração, excessiva jornada de trabalho, desvalorização, indisciplina de alunos, falta de recursos e de infraestrutura, despreparo para atuar e elevado número de alunos por sala. Além disso, os participantes afirmaram que prepararam suas aulas com base em diferentes fontes, demonstrando que os Parâmetros Curriculares Nacionais assumem caráter apenas periférico. Por fim, embora reconheçam a importância da formação continuada sobre Educação Especial, não a realizam da maneira que julgam necessária, as estratégias diferenciadas são ainda iniciativas pouco adotadas, o planejamento passa ao largo da presença do aluno e, consequentemente, a avaliação permanece sendo um desafio. Dessa forma, foi possível averiguar que os professores participantes são favoráveis à inclusão, mas não conseguem implementá-la, testemunhando a consciência de que lhes falta formação para atuarem com eficácia em meio a esta realidade e também uma estrutura que proporcione maiores condições para que os alunos PAEE sejam atendidos em todas as suas especificidades.
Palavras-chave: Educação Musical. Formação de Professores. Educação Inclusiva. Alunos Público Alvo da Educação Especial.
Tipo Defesa-Mestrado
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