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Aluno(a) |
Dirley Aparecida Malavazi Martins da Silva |
Titulo |
PROGRESSÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE 5ª A 8ª SÉRIES: CAMINHOS, POSSIBILIDADES E LIMITES DE MUDANÇAS |
Orientador(a) |
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Data |
29/05/2002 |
Resumo |
O presente trabalho teve como objetivo central investigar as possibilidades e limites de uma avaliação contínua em processo, no regime de Progressão Continuada, no ensino fundamental organizado em ciclos. Nesse processo buscou-se, primeiramente, resgatar, na história oficial da educação nacional e paulista, as bases legais que deram origem às atuais políticas de reorganização da escola, cuja centralidade era rever a avaliação.
Em um segundo momento, buscou-se detectar como os professores vêm concebendo e incorporando ao seu trabalho as orientações advindas de órgãos centrais, tendo em vista a nova sistemática de avaliação. Numa abordagem qualitativa, a metodologia envolveu análise documental, observação, questionário e entrevistas. Da análise dos documentos e das falas dos professores emergiram categorias que permitem vislumbrar um descompasso entre o proposto, no sentido de uma avaliação re-significada, de regulação das aprendizagens, motivadora e de qualificação do ensino, e o efetivado na escola, onde predominam práticas de avaliação certificativa, controladora e centrada na quantificação de resultados. A dissertação problematiza tais práticas e desvela os caminhos buscados pelos professores para atenderem as orientações legais da Progressão Continuada. Discute o impasse originário dessas mesmas práticas sobre o rendimento escolar dos alunos e o ensino e situa a avaliação formativa como elemento central na transformação da prática avaliativa. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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