UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Dirley Aparecida Malavazi Martins da Silva
Titulo PROGRESSÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE 5ª A 8ª SÉRIES: CAMINHOS, POSSIBILIDADES E LIMITES DE MUDANÇAS
Orientador(a)
Data 29/05/2002
Resumo O presente trabalho teve como objetivo central investigar as possibilidades e limites de uma avaliação contínua em processo, no regime de Progressão Continuada, no ensino fundamental organizado em ciclos. Nesse processo buscou-se, primeiramente, resgatar, na história oficial da educação nacional e paulista, as bases legais que deram origem às atuais políticas de reorganização da escola, cuja centralidade era rever a avaliação.
Em um segundo momento, buscou-se detectar como os professores vêm concebendo e incorporando ao seu trabalho as orientações advindas de órgãos centrais, tendo em vista a nova sistemática de avaliação. Numa abordagem qualitativa, a metodologia envolveu análise documental, observação, questionário e entrevistas. Da análise dos documentos e das falas dos professores emergiram categorias que permitem vislumbrar um descompasso entre o proposto, no sentido de uma avaliação re-significada, de regulação das aprendizagens, motivadora e de qualificação do ensino, e o efetivado na escola, onde predominam práticas de avaliação certificativa, controladora e centrada na quantificação de resultados. A dissertação problematiza tais práticas e desvela os caminhos buscados pelos professores para atenderem as orientações legais da Progressão Continuada. Discute o impasse originário dessas mesmas práticas sobre o rendimento escolar dos alunos e o ensino e situa a avaliação formativa como elemento central na transformação da prática avaliativa.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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