UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marcio Alexandre Ravagnani Pinto
Titulo A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO: SEE/SP (2011-2016): da proclamação à execução: estudo de caso do programa em uma escola
Orientador(a) Profa. Dra. Sônia Maria Duarte Grego
Data 03/10/2016
Resumo RESUMOrnA SEE/SP implementou em 2011 o programa de Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) em todas as escolas da rede. De acordo com a SEE/SP esta avaliação tem por função acompanhar o desenvolvimento do currículo e das propostas pedagógicas nas escolas, diagnosticar por meio de instrumento padronizado aspectos da aprendizagem dos alunos que requerem atenção imediata, subsidiar ações de planejamento, de replanejamento e de pautas conjuntas e individuais através de planos de ação para a recuperação dos alunos. A presente pesquisa tem por objetivo compreender o programa Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) em ação em uma das escolas da rede pública da cidade de Franca. Trata-se de um estudo de caso, cuja unidade de análise é o programa em ação e a sua implementação dentro da uma escola escolhida de acordo com o padrão de gestão considerado ideal pela SEE/SP para se alcançar os seus objetivos, principalmente no que concerne à gestão democrática, à formação de professores em serviço e a receptividade dos profissionais aos programas da SEE/SP. Considerando tais questões foi estabelecido o problema de pesquisa: Como ocorre o processo de implementação do Programa de Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) na escola e quais os seus resultados? O trabalho foi orientado pela seguinte hipótese: ao se utilizar de uma avaliação de diagnóstico com função de monitoramento e de controle para diagnosticar a aprendizagem dos alunos como é a AAP, a SEE/SP está fazendo um uso equivocado deste instrumento avaliativo. A pesquisa foi lastreada por pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas focalizadas junto aos professores das disciplinas avaliadas pela AAP e aos professores coordenadores. As análises resultantes da triangulação dos dados permitiram apreender que a AAP, uma avaliação baseada em testes padronizados de diagnóstico, de monitoramento e controle tem se tornado o instrumento coadjuvante de políticas contraditórias propostas pela SEE/SP, que de um lado propõe que é necessário respeitar o tempo de aprender dos alunos respeitando-os em suas diferenças e, de outro, monitora e controla o currículo prescrito que é ensinado nas escolas bimestralmente.rnPalavras-chave: Políticas de avaliação. Avaliação Educacional. Avaliação diagnóstica de monitoramento e controle. Testes padronizados. Avaliação diagnóstica formativa
Tipo Defesa-Doutorado
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