UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Robson Luiz de França
Titulo A reforma educacional em Minas Gerais na década de 90: o impacto da descentralização das políticas públicas de educação no Brasil
Orientador(a)
Data 19/09/2002
Resumo Esta pesquisa possui o objetivo de analisar os resultados das reformas implementadas no Estado de Minas Gerais na década de 90, descreve as mudanças ocorridas no setor educacional e demonstra a relação entre as propostas de reformas educacionais mais amplas sugeridas por organismos internacionais de financiamento e as mudanças ocorridas nesse setor no Brasil e em Minas Gerais bem como os possíveis impactos sociais causados por elas. Considerando o contexto sócio-político em que se coloca o objeto de estudo, parti-se dos seguintes aspectos: relação entre as políticas educacionais implementadas pelo Governo Federal com as de Minas Gerais; influência das agências internacionais de financiamento de projetos educacionais nas reformas ocorridas neste estado; eficácia das mudanças propostas em cada um dos subprojetos; parecer das instituições avaliadoras dos projetos e subprojetos implementados no Estado de Minas Gerais no setor educacional. A hipótese central é que as reformas educacionais propostas pelo governo mineiro não obtiveram os resultados almejados considerando-se os seguintes aspectos: as reais demandas educacionais de Minas Gerais, as dificuldades histórico-estruturais do setor educacional mineiro, profundamente complexas, dada às várias realidades do Estado, e a não participação dos profissionais de base da educação, professores e as comunidades escolares na elaboração, participação e implementação do PROQUALIDADE. Utilizou-se levantamento documental dos dispositivos normativos, projetos, bem como das avaliações a respeito dos programas instituídos pela SEE-MG e das avaliações externas realizadas pela Fundação Cesgranrio/RJ e João Pinheiro/MG. A Análise de Conteúdo permitiu a definição de duas categorias teóricas: histórico-política e institucional-organizacional.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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