|
|
Aluno(a) |
Heloisa Chalmers Sisla Cinquetti |
Titulo |
Educação ambiental e resíduos sólidos: um estudo com professoras das séries iniciais do ensino fundamental |
Orientador(a) |
|
Data |
24/10/2002 |
Resumo |
A pesquisa volta-se para a análise dos processos de aprendizagem sobre a temática ambiental e do planejamento do ensino, com professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental, tendo como foco o tema dos resíduos sólidos (lixo). Pretendia-se verificar as abordagens das professoras relativas a este tema. Considerei, para a análise, dois tipos de conhecimentos dos professores, dentre os que compõem a base de conhecimentos da profissão: conhecimentos dos conteúdos específicos e conhecimento pedagógico do conteúdo. Quanto ao conhecimento dos conteúdos específicos, tomei três dimensões, relativas à temática ambiental e ao processo educativo, para analisar os projetos e as mediações com as professoras: conhecimentos, valores (éticos e estéticos) e participação política. A literatura tem colocado essas dimensões, de forma separada ou não, como os pilares a pautar trabalhos de educação ambiental. Elas foram consideradas, para a análise do tema dos resíduos sólidos, de uma forma geral e a partir de três subtemas, que emergiram dos dados: disposição de resíduos, redução do consumo e do desperdício e reciclagem. Foram propostas três intervenções de educação continuada às professoras, quais sejam: dois cursos de curta duração e o acompanhamento do desenvolvimento profissional das professoras de uma escola, ao longo de dezoito meses. Os dados foram coletados durante as três intervenções, voltando-se sobretudo para a análise de projetos de ação elaborados pelas professoras, com registros das reuniões, entrevistas e relatos das professoras sobre o trabalho realizado. Os resultados apontaram uma prevalência da dimensão dos conhecimentos, em detrimento das dimensões dos valores e da participação política. Em relação às ênfases atribuídas aos conhecimentos sobre os resíduos sólidos, as professoras encontravam-se em um estágio de superação da tônica higienista, de cunho antropocêntrico e utilitarista, e mais próximas das preocupações com o meio ambiente em si. Identifiquei também, sobre os conhecimentos, áreas de domínio, ilusões e silêncios. As professoras, por exemplo, percebiam e tentavam superar uma abordagem enaltecedora da reciclagem, mas ainda deixaram intocados aspectos fundamentais, como a discussão de suas limitações e impactos ambientais. Levantei alguns elementos que facilitaram ou dificultaram o trabalho com as dimensões dos valores e da participação política. Quanto aos valores éticos, as professoras ora não os desenvolviam, ora empregavam de forma preponderante a "ética como código", de caráter impositivo e verticalizado. A dimensão da participação política foi um pouco mais discutida pelas professoras do que a valorativa.
Quanto ao conhecimento pedagógico dos conteúdos, a análise centrou-se em procedimentos didáticos escolhidos pelas professoras nos projetos. Verifiquei que sobressaiu-se a opção por procedimentos dialógicos, indicando ser esta, uma possível área de seu domínio. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|