|
|
Aluno(a) |
Maria Cristina da Silveira Galan Fernandes |
Titulo |
Concepções de qualidade de ensino na perspectiva docente em um centro universitário privado e noturno |
Orientador(a) |
|
Data |
10/09/2002 |
Resumo |
A presente pesquisa teve como objetivo desvelar e analisar as concepções de qualidade de ensino que norteiam a prática docente em uma instituição de ensino superior privado e noturno, visando uma maior compreensão do conceito de qualidade que permeia esse tipo de ensino. A decisão de ouvir os docentes de faculdades privadas noturnas teve a finalidade de tomar sua palavra como uma fala essencial na compreensão do conceito de qualidade de ensino uma vez que esses sujeitos participam diretamente do processo ensino-aprendizagem, elemento central nas discussões sobre esta questão. Procurou-se, desta forma, direcionar o foco desta pesquisa aos professores enquanto sujeitos concretos e atuantes no cenário educacional, enquanto sujeitos dotados de múltiplas determinações, que incorporam modelos e aspirações sociais, mas também elaboram sua síntese pessoal, participando da construção social do conceito de qualidade de ensino.
Para atingir tal objetivo esta pesquisa baseou-se em estudos crítico-dialéticos de educação, utilizando-se como instrumentos para a coleta de dados formulários e entrevistas realizadas com 30 professores, fundamentadas em três concepções de qualidade de ensino (técnica-neoliberal, subjetiva-interpretativa e crítico-dialética), as quais foram analisadas a partir de crônicas. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a análise por meio de crônicas possibilitou o resgate das concepções de qualidade de ensino presentes no discurso dos docentes, mantendo-se a complexidade e totalidade de suas acepções de qualidade. Mostraram também que 60% dos docentes apresentaram um discurso com ênfase na concepção técnica-neoliberal, a qual se fundamenta em um conhecimento instrumental, relacionado a um interesse técnico em controle; 16,7% apresentaram uma ênfase na concepção subjetiva-interpretativa, orientada por um interesse prático em consenso e 23,3% evidenciaram uma concepção de qualidade com ênfase crítico-dialética, baseada em um conhecimento crítico-reflexivo, voltado a um interesse em emancipação e transformação. Os dados indicaram, também, uma possível relação entre concepção de qualidade de ensino, formação acadêmica e curso em que o docente ministra aulas. Concluiu-se que o uso de crônicas como instrumento de análise evita a fragmentação dos dados obtidos e que, no discurso dos professores, prevalece um caráter multidimensional do conceito de qualidade de ensino, evidenciando uma influência de tendências pedagógicas conservadoras e progressistas no imaginário e na prática docente contribuindo na construção de suas concepções de qualidade de ensino. Concluiu-se, também, sobre a necessidade de pesquisas que possam elucidar as relações entre concepções de qualidade de ensino, formação acadêmica e cursos ministrados pelo docente, bem como entre concepções de qualidade de ensino, ensino superior noturno e privado. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|