UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Claudia Cristina Fiorio Guilherme
Titulo A Progressão Continuada e a inteligência dos professores
Orientador(a)
Data 06/09/2002
Resumo A fragilidade das mudanças em educação, sobretudo a implantação da Progressão Continuada no Estado de São Paulo, é destacada neste estudo com ênfase no impacto do novo regime sobre a prática dos professores dos anos iniciais do Ciclo I. O acirramento das dificuldades docentes impulsionou a pesquisa no sentido de desvelar o que havia por trás de aparentes resistências comuns aos projetos governamentais. Dados foram coletados por meio de entrevistas coletivas e individuais, tendo como sujeitos professores de Ciclo I e posteriormente coordenadores e supervisores de ensino, com o objetivo de caracterizar práticas sob a ótica dos professores e daqueles que prezam pela implantação e manutenção do novo regime. As discussões acerca das narrativas indicaram uma terceira via, além das resistências e da acomodação dos sujeitos, a dos usos que os sujeitos fazem das prescrições oficiais. Para analisar de maneira inovadora e coerente com os indicativos dos dados utilizou-se categorias desenvolvidas por Certeau (1994), que foram ampliadas e adaptadas à educação. Ao discorrer sobre estas categorias amplas, estratégias e táticas, foi possível encontrar uma gradação entre umas e outras que revelam, acima de tudo, os mecanismos inteligentes que os professores utilizam aceitando o novo - estratégias harmônicas e acomodativas,- ora para preservar seus saberes e crenças- estratégias remanescentes- ora para atender às necessidades dos alunos em sala de aula- táticas inventivas e resistentes. Nesse sentido as hipóteses foram comprovadas, pois o professor processa o regime aceitando-o ou resistindo em vários níveis, como também se confirmou a essência da seriação ainda presente no cotidiano escolar. Finalmente, entendendo o professor como sujeito e não objeto das mudanças, mostra-se como ainda são desconsiderados os saberes docentes na elaboração das políticas e dos pacotes educacionais.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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