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Aluno(a) |
Elenice Maria Cammarosano Onofre |
Titulo |
EDUCAÇÃO ESCOLAR NA PRISÃO. PARA ALÉM DAS GRADES: A ESSÊNCIA DA ESCOLA E A POSSIBILIDADE DE RESGATE DA IDENTIDADE DO HOMEM APRISIONADO |
Orientador(a) |
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Data |
15/08/2002 |
Resumo |
Este trabalho busca um aprofundamento das discussões existentes em relação às possibilidades e limites da educação escolar no sistema prisional. Como uma das possibilidades de influenciar positivamente a reinserção social, o estudo destaca a educação escolar, discutindo o que ela deve e o que pode fazer no interior das prisões.
Seu princípio fundamental, que é por essência transformador, sugere o tempo-espaço da escola como possibilidade, enquanto a cultura prisional, caracterizada pela repressão, pela ordem e disciplina, com o fim de adaptar o indivíduo ao cárcere, apresenta um tempo-espaço que determina mecanicamente as ações dos indivíduos. Partindo dessa contradição primeira, a investigação caminha no sentido de coletar dados que subsidiem a análise do papel que a escola pode desempenhar dentro das prisões. O recorte dos sujeitos para essa coleta incide sobre alunos e professores, visto serem eles os protagonistas do espaço educativo da sala de aula. Os dados obtidos são agrupados em focos de análise. Na visão dos alunos: o significado da prisão, o significado da escola, as causas do abandono da escola e o papel dos professores. Na visão dos professores: o significado da figura do professor e da escola, a sala de aula como espaço de aprendizagem de conteúdos úteis para a vida e as dificuldades encontradas na organização e funcionamento da escola na prisão. A análise feita permite repensar possíveis caminhos para as escolas das prisões. Embora inseridas em um contexto repressivo, elas desempenham a essência de sua função: mediadoras entre saberes, culturas e a realidade, oferecendo possibilidades que, ao mesmo tempo, libertem e unam os excluídos que vivem no interior das unidades prisionais. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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