|
|
Aluno(a) |
Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira |
Titulo |
O Ensino Técnico Profissional Agrícola de Nível Médio: do sistema escola fazenda da coordenação nacional do ensino agropecuário - COAGRI - (1973-1986) à lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB - 9394/96). |
Orientador(a) |
|
Data |
27/06/2002 |
Resumo |
Este trabalho visa ao estudo e à compreensão das mudanças que efetivamente ocorreram no Sistema Escola Fazenda em virtude dos novos objetivos e funções determinados às Escolas Agrotécnicas Federais, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB 9394/96, especificamente na Escola Agrotécnica Federal de Uberaba. Tem por objeto de estudo o ensino profissional agrícola de nível médio: o Sistema Escola Fazenda, a partir da gestão da Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário - COAGRI (1973). Objetivo central é apresentar o Ensino Agrícola no Brasil, sua origem, evolução e desenvolvimento até o presente momento. Pretende-se caracterizar o Sistema Escola Fazenda no período de 1973 a 1986 e demonstrar as principais alterações impostas pela Reforma da Educação Profissional (REP) com base na LDB 9394/96 e seus reflexos no atual processo pedagógico, em especial na unidade de Uberaba. Defende-se a tese que a partir da implementação da REP, instalou-se um processo de esfacelamento do modelo existente, embora tecnicista , na prática se consolida de forma a coadunar com os objetivos de formação técnica existente na época. Na expectativa de atingir os objetivos propostos no presente trabalho, a metodologia utilizada, em uma primeira etapa, fundamentou-se no levantamento bibliográfico das publicações e documentação oficial. Posteriormente, buscou-se verificar a ocorrência, na prática, da implantação da Reforma da Educação Técnica Profissional, especificamente na Escola Agrotécnica Federal de Uberaba. A pesquisa de campo teve a intenção de investigar o cotidiano escolar, sua estrutura e funcionamento e as relações entre os envolvidos (direção, professores e alunos). Buscou-se verificar através dos dados colhidos, as conseqüências da nova lei em relação ao Sistema Escola Fazenda. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|