UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Eurípedes Ronaldo Ananias Ferreira
Titulo O Ensino Técnico Profissional Agrícola de Nível Médio: do sistema escola fazenda da coordenação nacional do ensino agropecuário - COAGRI - (1973-1986) à lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB - 9394/96).
Orientador(a)
Data 27/06/2002
Resumo Este trabalho visa ao estudo e à compreensão das mudanças que efetivamente ocorreram no Sistema Escola Fazenda em virtude dos novos objetivos e funções determinados às Escolas Agrotécnicas Federais, através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-LDB 9394/96, especificamente na Escola Agrotécnica Federal de Uberaba. Tem por objeto de estudo o ensino profissional agrícola de nível médio: o Sistema Escola Fazenda, a partir da gestão da Coordenação Nacional do Ensino Agropecuário - COAGRI (1973). Objetivo central é apresentar o Ensino Agrícola no Brasil, sua origem, evolução e desenvolvimento até o presente momento. Pretende-se caracterizar o Sistema Escola Fazenda no período de 1973 a 1986 e demonstrar as principais alterações impostas pela Reforma da Educação Profissional (REP) com base na LDB 9394/96 e seus reflexos no atual processo pedagógico, em especial na unidade de Uberaba. Defende-se a tese que a partir da implementação da REP, instalou-se um processo de esfacelamento do modelo existente, embora tecnicista , na prática se consolida de forma a coadunar com os objetivos de formação técnica existente na época. Na expectativa de atingir os objetivos propostos no presente trabalho, a metodologia utilizada, em uma primeira etapa, fundamentou-se no levantamento bibliográfico das publicações e documentação oficial. Posteriormente, buscou-se verificar a ocorrência, na prática, da implantação da Reforma da Educação Técnica Profissional, especificamente na Escola Agrotécnica Federal de Uberaba. A pesquisa de campo teve a intenção de investigar o cotidiano escolar, sua estrutura e funcionamento e as relações entre os envolvidos (direção, professores e alunos). Buscou-se verificar através dos dados colhidos, as conseqüências da nova lei em relação ao Sistema Escola Fazenda.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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